You are here
Home > India > Vai um docinho indiano?

Vai um docinho indiano?

Esta manhã Seu Bhalla me surpreendeu com essa peculiar caixinha de doces. (E, em seu jeito característico, claro, me botou pra comer desses doces antes mesmo do chai da manhã; queria que eu pegasse um de cada e que continuasse). Bem, dessa caixa eu duvido que você encontre em qualquer lugar do ocidente. Nem grupo neo-nazista europeu se atreve a fazer uma coisa tão singela.

A questão é que, como alguns de vocês sabem, esse símbolo, a suástica, foi apropriado pelo nazismo mas é na verdade um símbolo muito antigo, característico aqui na Índia, onde ele é ainda utilizado por toda parte. Você o vê em pórticos de casas, acima das portas, em decoração de eventos… e em caixinhas de doce como essa aí, hehe. Significa bons auspícios, traz energia positiva.

Os doces, por sinal, estavam bonzinhos também. Um pouco carregados na manteiga (como muita coisa aqui no norte da Índia, em que eles usam manteiga pra cozinhar), mas bonzinhos. Aqueles branquinhos ali lembram um pouco bolo de puba, só que mais rígido. E, claro, desta vez Seu Bhalla não enfatizou, mas eles têm toda a pinta de serem de farinha de trigo.

Mairon Giovani
Cidadão do mundo e viajante independente. Gosta de cultura, risadas, e comida bem feita. Não acha que viajar sozinho seja tão assustador quanto costumam imaginar, e se joga com frequência em novos ambientes. Crê que um país deixa de ser um mero lugar no mapa a partir do momento em que você o conhece e vive experiências com as pessoas de lá.

Deixe uma resposta

Top