You are here
Home > Japão > O Banheiro Japonês: Incrível em todos os sentidos

O Banheiro Japonês: Incrível em todos os sentidos

Chegou a hora de falar desta parte exótica, que costuma ser suja em outros países aqui da Ásia, mas que aqui no Japão são limpíssimos e são uma atração à parte.


Eu, na verdade, passei a ficar com pena dos japoneses quando viajam, relando aí por essas privadas frias e inóspitas mundo afora, em comparação. Pra você ter uma ideia: alguma vez na vida você já foi numa privada da TOSHIBA? Pois é.

Tokyo 2-1
Vaso sanitário da TOSHIBA. Só no Japão.

A atração fica por conta daquele controlezinho ali do lado. Como nos demais países da Ásia, o papel higiênico foi algo importado do Ocidente, e não é o que as pessoas aqui normalmente preferem (apesar de em lugares públicos ele estar quase sempre disponível). Porém, os japoneses fizeram um jeito todo tecnológico de se limpar com a aguinha. Bem vindos ao seu controle de bordo:

Tokyo 2-2

O botão azul dispara um jatinho d’água bem certeiro que vai lá onde a luz do sol não bate, e você pode ajustar direção e força. Para parar, é só apertar o STOP. Daí dá pra regular uma série de coisas, como vocês podem ver ali no adesivo na parede com tradução em inglês: ajustar o foco pra frente ou pra trás, ajustar a pressão da água, a temperatura da água, a temperatura do assento, e assim vai. (A opção “Clean up for women” eu não testei, mas não é difícil supor do que se trata). Há, por fim, o ventinho que seca.


Opinião pessoal? Eu usei uma vez, mas fiquei com o bom e velho papel higiênico. O jatinho é “engraçado” demais, e além disso não me deu a certeza de que ficou limpo mesmo (ao menos não para usuários inexperientes como eu). Acho que há razões para a TOSHIBA não ter lançado esse troninho mágico no mercado ocidental até hoje.

E, para completar, não posso omitir as características sandalinhas de banheiro para não sujar os pés. Como os japoneses normalmente estão de meia ou descalços dentro de casa ou no interior de certos lugares públicos (ex. alguns restaurantes), e banheiro, por mais japonês que seja, pode ter umas sujeiras indesejáveis no chão  digamos, porque algum cidadão tem uma mira ruim ao apontar o seu instrumento para a privada  eles deixam disponíveis essas sandalinhas públicas, que você calça no banheiro e deixa lá ao sair. Parece um pouco sandalinha de avó, mas é útil.

Tokyo 2-3
Sandalinhas de banheiro no Japão, para evitar que você suje a meia ou o pé.

Bem vindos, portanto, ao tecnológico e tradicional banheiro japonês.

Mairon Giovani
Cidadão do mundo e viajante independente. Gosta de cultura, risadas, e comida bem feita. Não acha que viajar sozinho seja tão assustador quanto costumam imaginar, e se joga com frequência em novos ambientes. Crê que um país deixa de ser um mero lugar no mapa a partir do momento em que você o conhece e vive experiências com as pessoas de lá.

Deixe uma resposta

Top