O norte da Tailândia é bastante diferente do sul do país, ou de Bangkok. Precisa ser visitado para você ter uma noção geral do país. Aqui há mais influência chinesa, uma culinária ligeiramente distinta, e um ar subtropical de colinas verdes, com santuários de tigres e de elefantes. Ponha de lado por ora o clima de luzes e festas da capital.



O trem é uma ótima forma de viajar de Bangkok a Chiang Mai. Confortável, relativamente barato, e mais cênico que o avião. A viagem dura coisa de 10h, e há opções de trem durante o dia ou durante a noite. Nós optamos por esta última, para também economizar uma noite de hotel. E a chegada a Chiang Mai pela manhã é bonita.
Sugiro jantar antes de tomar o trem, e esperar para tomar café da manhã após chegar, na estação. Os preços no trem são inflados, e não sei a qualidade da comida.
Cuidado com as tias. Há uma trupe sexagenária de “comissárias de bordo” que farão uma pressão enorme para você pedir café da manhã e jantar com elas, e perguntarão 3x se você quer uma xícara de café. Principalmente, dispense o suquinho de laranja que elas lhe oferecerão na chegada.
Tias treteiras, ofereceram um suco vagabundo, artificial, que nós pensamos ser cortesia, e no dia seguinte, antes de sairmos do trem, elas vieram com a calculadora mostrar o quanto estávamos devendo. R$ 6 cada copo daquela porcaria. Questionei a senhora se não havia sido cortesia, e ela riu — aquele riso de velhinha asiática, cobrindo a boca com a mão.




Eu reservei as passagens com meses de antecedência por esta agência de viagens, http://12go.asia/, e o serviço foi ótimo. Recebi um voucher por e-mail e o troquei pelas passagens no escritório deles em Bangkok. Recomendo.
Que bela viagem!.. que linda e exuberante terra!.. uma beleza. Precisa ser visitada.
Adoro viagem de trem. Interessantes eles e lhe possibilitam a visao da paisagem e em geral são confortaveis. O meu preferido ainda foi o expresso Cusco – Ollantaytambo. Adoro trens com gostosos vagões restaurante, Trem não luxuoso mas confortável. Lamento a falta desses gostosos transportes aqui no Brasil.
Os pontos altos dessa postagem são ao meu ver a apreciação da paisagem, das mudanças climáticas e naturais, a aventura e a boa viagem noturna. Entretanto vale ressaltar a malandragem das ‘comissarias de bordo’; rapaz o que é aquilo!….. que horror… que cor de laranja marca texto horrivel. Santana!…., e a malandragem de aproveitar que voce não sabe e ja lhe entregar o mandu. hahah para isso não são bobas. Devem fazer isso com todos.. mas com essas noticias, uma hora dessas serão desmascaradas haha.
Mas nada disso empana a beleza dessas paisagens e dessa bela terra asiática. Linda Tailandia. Muito boa postagem e muito bom viajar nas suas historias e experiencias, meu jovem. haha