Viajar de trem no Egito é fundamental. O país não é apenas o Cairo. Seja qual for o seu interesse (seja o Egito Antigo ou o Egito atual), é preciso visitar o interiorzão do país para conhecê-lo melhor.
Tudo aqui continua a funcionar com base no Rio Nilo. Ele continua a ser a artéria que conecta o país de norte a sul. Às suas margens vive a maioria da população egípcia e passam as principais rodovias e ferrovias do país. De trem você segue paralelo ao rio, o entrecruzando aqui e ali conforme vê a simplicidade (e, muitas vezes, a pobreza) do interior do Egito.
Eu fiz 12h do Cairo a Luxor, onde ficam os famosos Templo de Karnak, Templo de Luxor, Vale dos Reis e a tumba de Tutancâmon. Vamos à aventura.


Dica essencial: Compre a sua passagem online pelo site oficial da Autoridade Ferroviária do Egito. Você faz um simples registro com o seu e-mail e usa o cartão de crédito sem problemas. Recebe a confirmação por e-mail e imprime. Pronto. Esqueça as agências de viagem e as reservas através dos hoteis, que tentam lhe cobrar o olho da cara.

Há um regulamento esdrúxulo determinando que estrangeiros só podem usar trens noturnos de primeira classe (muitíssimo mais caros) na rota Cairo – Luxor – Aswan, a rota principal, que corta o país margeando o Nilo.
Hoteis e agências se recusarão a comprar os baratos trens diurnos pra você, que custam menos da metade do preço e que permitem ver toda a paisagem do interior do país. Dirão que é proibido e que não pode.
Pessoalmente, na estação, a possibilidade também lhe será negada no guichê. Então o segredo é comprar online e pronto. (Pessoalmente, no entanto, você pode tranquilamente comprar passagens a hora que quiser na rota Cairo – Alexandria, para a qual não existem restrições. Por favor não levem o meu “tranquilamente” tão ao pé da letra. É um pega-pra-capar de fazer você sentir saudades das respeitosas e ordeiras filas do Brasil. Aqui no Egito é aquela coisa do bolo de pessoas à frente do guichê, um tentando passar na frente do outro, fulano passando o braço na sua cara e esticando a mão à frente com o dinheiro para tentar ser atendido pelo funcionário antes de você. É uma delícia de selvageria.)




Logo me instalei, de mala e cuia, para nossa saída às 8h da manhã. A viagem levaria em tese cerca de 10:30h de duração, mas levou 12h. (Nunca leve ao pé da letra as previsões de duração de viagem nestes países.)
Não havíamos dado a partida ainda e duas senhoras perto de mim chegaram falando em francês. Parecia uma despedida: uma viajaria, a outra não. A freira dentre elas então sentou-se atrás de mim. Não tardei a puxar conversa para confirmar se o trem era o correto. Liliana, uma polonesa. Era uma senhora já de seus 50 anos, de olhos bem claros e aquele olhar arguto, detector de malandragens, que os europeus do leste têm e os europeus ocidentais, não.
Ela já trabalhava há 12 anos no Egito e falava árabe com fluência. Salvou a minha tranquilidade sobre a hora de descer, já que também ela ia para Luxor. Sosseguei sabendo que não perderia a parada.
Enquanto o trem noturno tem compartimentos e bancos onde dormir, este diurno tem apenas assentos comuns. Em compensação, você de fato vê o país, com as coisas bonitas e feias do interior.











O inspetor passou verificando as passagens, apresentei a minha junto com o meu passaporte e não houve qualquer problema. Nenhuma pergunta nem comentário de que estrangeiros só deveriam viajar no trem noturno, nada.
Eu fui no maior sossego admirando a paisagem até a fome bater.
Eu havia achado que este seria como os trens na Índia, onde há um cardápio ou entram vendedores ambulantes vendendo comida a todo momento (a depender da classe que você estiver viajando). Aqui, nem uma outra nem outra: apenas um lanche embalado dos mais insossos que já comi na vida. Sanduíche de queijo sem gosto, um pacotinho de chips, azeitonas pretas, e um pedaço de bolo meio sem graça. Como era a única coisa disponível (além de café), comi uns dois ou três desses pratinhos vagabundos ao longo do dia.

A noite chegou antes de nós. Eu já estava de olho em Liliana para saber a parada certa. Normalmente não adianta absolutamente nada ficar olhando pela janela pra tentar ver o nome da estação: não há nenhuma indicação. De noite então… Mas as pessoas aqui são bastante comunicativas. Você pergunta “Luxor” e seis pessoas lhe atendem dizendo que avisam na hora que for. Ainda que quatro esqueçam, dois lembram. Na hora, não houve dúvidas.
No meio do Egito, era chegada a hora de Luxor.
Mairon!
Eu novamente haha
Entrei no site para checar como era a compra de passagens e percebi que tem inúmeros tipos de trem. Devo selecionar algum em específico? Gostaria de fazer a rota para Luxor e posteriormente, ir a Alexandria.
Oi novamente, Jessyca! Haha
Confira meu post sobre Alexandria. Para lá não há necessidade de comprar passagens online. Basta chegar e comprar na hora na estação de trens. Há trens entre Cairo e Alexandria a todo momento.
Já para Luxor, sim, é bom comprar no site com antecipação. O site a princípio dá um nó na sua cabeça, com todas aquelas opções, mas eu recomendo selecionar a rota e o horário, sem se preocupar a princípio com o “tipo” de trem. (Nem todos os tipos estão disponíveis para todas as rotas.) Aí você escolhe com base no horário que mais te convier. A primeira coisa a decidir é se você quer passar o dia ou a noite viajando. (São cerca de 10h do Cairo a Luxor.)
Ola, boa tarde!
Tenho uma duvida, estou querendo ir para o Egito meados deste ano, vi seu blog e me interessei….
Quantos dias você recomendaria ficar em Luxor?
Tens o link do site da Autoridade Ferroviaria para comprar as passagens de trem??
Oi Anderson! Bem vindo à página!
Eu recomendaria umas 3 noites em Luxor. A cidade é pequena. Você geralmente toma um dia para ver as atrações no banco oeste do Nilo, onde estão o Vale dos Reis, a tumba de Tutancâmon, etc.; e um dia para ver as atrações no lado leste do rio, onde fica a cidade. Dois dias inteiros, portanto, são suficientes. Mas se você for aficcionado pelo Egito e quiser rever lugares, ou visitar bem devagarinho, aí acrescente mais dias. Há as opções de fazer passeio de balão ao amanhecer e passeio de barco no entardecer, também. Neste post aqui eu dou mais dicas, e nos posts sobre Luxor há mais detalhes.
O site da cia ferroviária é enr.gov.eg
Ola, eu entrei no site para compra das passagens online, consegui visualizar os horários que gostaria e o Tipo acomodação AC2 (Que vi ser mais em conta), porem nao me da opção de clicar para poder dar continuidade na compra. Como você fez?
Oi Andreia,
Isso é novo no site. Experimente primeiro registrar-se e fazer o login antes de buscar os trens, pra ver se assim ele te mostra o botão de compra.
Realmente, tive o mesmo problema mesmo estando logada. Registrei, fiz o login mas não aparece opcão pra clicar na opção e fazer a compra.
Tentei fazer meu registro e não consegui. Dá erro de telefone, Mas os números estão corretos. Pode me auxiliar?
Oi Carlos, estou na Mongólia estas semanas, acessar a internet é meio difícil aqui, não sei se posso te ajudar muito, mas eu veria se você pôs o “+” do código do país (às vezes o sistema recusa), ou tentaria um telefone diferente (até algo funcionar, afinal eles jamais ligarão pra você).
Gente, que maravilha esse Nilo. Que emoção poder ver tamanha beleza e a imaginação criando ali o Antigo Egito com suas personagens ,seu povo, seus barcos seu lindo colorido e sua rica história. Lindo o rio. Belas palmeiras, margens verdejantes e cheias de cultivos como certamente ocorreu ao longo da vida desse magnifica civilização. Belissima natureza esta. De encher os olhos e o coração. Magnifico. O tom da areia combina com o verde das palmeiras e o cinza azulado das águas do gigante da África.E o azul do céu emoldura o belo quadro. Lindo.
Bela essa estação Ramsés II. charmosa e rica de detalhes. As demais e os trens são são dos piores. Pelo visto a alimentação é que não é das melhores na viagem haha. Nada que o viajante já não esteja acostumado. O banzé nas estações também pelo visto são habituais haha. Consolo saber que no Brasil pelo menos ha filas haha
Pena ver a pobreza, a parcas condições ambientais, o abandono das pessoas. Muito triste. Este pais deveria ser um patrimônio mundial, sua natureza e seu povo bem cuidados pelo muito que gerou para a História. Linda natureza, bela postagem.
os trens não são dos piores*
Olá. Esses valores da passagem, quando coloco o site em inglês, são em dólares ou EGP?
Olá, Tammires! Geralmente tudo no site é em EGP.
Quando estiver no Egito e conversar preços com vendedores do que quer que seja, certifique-se mesmo da moeda em questão. Conheci estrangeiros que acertaram preço por “20 pounds”, o turista achou que se tratavam de Egyptian Pounds, e depois o egípcio disse que aquele valor que ele deu era em British Pounds. Eles tem dessas. Mas, com tudo às claras, não tive problema.
Sucesso!
ótimo Mairon,
Obrigado pelas dicas, página bastante esclarecedora.
tô voltando semana q vem e irei a luxor, vc sugere q eu saia do brasil com o hotel já reservado, ou é melhor ver qd chegar lá ?
Obrigado, Tuninho. O hotel eu sempre gosto de já ter reservado antes da ida. Embora o turismo no Egito esteja em baixa e provavelmente os hoteis não estejam lotados, eu diria que é mais fácil procurar e ter tempo de selecionar um que você goste antes de chegar a Luxor.
grato Mairon,
abração
Oi Mariron,
Não consigo comprar passagem diurna pelo ERNST, só abre a opção do noturno para luxor.
da outra vez q estive no cairo não consegui comprar no guichê, como houve um atentado em giza, não insisti pensando ser por causa do atentado.
vc tem alguma dica de como consigo comprar pra ir de manhã,
mais uma vez obrigado,
Oi Tuninho,
De fato, pessoalmente (ou nas agências) eles não vendem essas passagens diurnas para Luxor a estrangeiros. O site, no entanto, deveria funcionar normalmente. As minhas eu comprei ano passado, mas de lá pra cá não vi nenhuma indicação de que isso tivesse mudado. Estranho. Uma possibilidade é que as passagens já estejam esgotadas nas datas que você procurou. Eu recomendaria tentar outras datas, e deixar em aberto o tipo de trem, pois os diurnos e os noturnos têm tipos diferentes.
Um teste que você pode fazer é verificar a disponibilidade de trens (nas datas que você quer) sem antes indicar o seu país. Ou testando dizer que seu país é o Egito mesmo. Se mesmo assim não aparecerem trens diurnos, é simplesmente porque já estão esgotados naquela data, não pela restrição a estrangeiros.
Ola devo ir a Luxor em meados de setembro/18, queria saber e facil sair do trem em Luxor e chegar no hotel na parte ocidental. ou tem que servia taxi mesmo.
obrigada!
Olá Sione!
Luxor é uma cidade pequena. Da estação de trem, em 1-3km você chega a praticamente qualquer lugar da cidade. À noite, no entanto, é fácil se perder e é um pouco menos seguro.
Na parte ocidental do Rio Nilo, porém, é preciso tomar um barco ou dar uma volta grande (fora da cidade) até a ponte mais próxima. Não há pontes perto do centro da cidade. Normalmente, cruza-se de barco. Se seu hotel é mesmo no lado ocidental, ele na prática é fora de Luxor. Nesse caso, recomendo que você tente arranjar com o hotel que eles a apanhem na estação de trem. Do contrário, sim, será preciso um táxi, e aí você estará à mercê dos preços que eles quiserem tentar cobrar.
Qualquer dúvida, estamos aí. Bons preparativos!
Seguindo seus conselhos utilizei o site oficial para comprar meus bilhetes de trem. Fiz 2 trechos: noturno entre Cairo e Aswan, e diurno entre Luxor e Cairo. Viajei nos trens de primeira classe que achei bem confortáveis (mesmo medindo 1m93) e foi tudo de acordo com o que você relatou. Vou deixar algumas dicas pessoais que podem servir para outros viajantes e você atualizar as informações no post.
1 – Os trens de Cairo para o sul (Luxor e Aswan) saem de 2 estações: Cairo e Gizá. O preço é o mesmo saindo de qualquer uma delas, porém pessoalmente recomendo pegar o trem em Gizá. Por ser uma estação menor há menos chance de pegar o trem errado, e também por estar localizada mais ao sul utilizando-a você minimiza as chances de perder o trem por atraso.
2 – Quando fiz minhas pesquisas alguns meses antes da viagem eu não conseguia concluir a comprar, e vi que várias pessoas em seu blog passavam pela mesma eventualidade. É importante destacar que não é possível comprar passagens com grande antecedência. O sistema só permite compras com antecedência máxima de 2 semanas.
3 – Além do alfabeto o Egito apresenta uma grafia diferente para números. Antes da viagem procure estes números na internet e os memorize ou tenha sempre em mãos uma imagem impressa ou gravada no celular.
Caramba! Tenho que te agradecer mil vezes por esta publicação. Ajudou muitíssimo! Estou com uma dúvida boba (ou talvez eu seja cega e tava na minha cara o tempo todo e não vi). Enquanto eu procurava a estação ferroviária do Google Maps eu……….não achei. rs Onde ficam? Quais os nomes? Só pra conseguir chegar nela pelo gps. hahaha
Fora isso, adorei o blog! Desejo sucesso e muitas viagens!
Oi Andressa, muito bem vinda ao site! Fico contente que você esteja gostando!
As estações de trem no Cairo se chamam Ramses Station (a principal) e, um pouco fora da cidade, Giza Station. Ambas estão localizáveis no Google Mapas 🙂
Ótima viagem pelo Egito e, qualquer outra dúvida, estamos aí.
Sucesso!
Mairon tudo bem? O site foi bastante útil e me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o trem de Cairo a Luxor…consegui comprar pela internet o Trem AC1 noturno de ida e de volta. Comprei as minhas passagens e da minha noiva e o total dos dois trechos para nós dois foi de 171,00 reais! Bem mais barato do que os 80 euros cobrados pelo Sleep Train por trecho e por pessoa….embarcaremos amanhã para o Oriente Médio por algumas semanas e depois mando mais informações e dicas tb…muito obrigado e abraços.
Que coisa boa, Marcelo!
Fico contente que você tenha conseguido comprar — e sentido em primeira mão o tamanho da economia que se faz. Eu usei esse trem noturno para viajar de Aswan de volta ao Cairo.
Uma excelente viagem a vocês, e informações mais atuais são sempre bem vindas.
Um abraço!
Ola, boa tarde,
Primeiramente, parabens pelo Blog, estão gostando bastante.
Tenho uma duvida, vi que você passou as informações para ir da Cairo para Luxor, mas e o contrario, como fazer?
Para voltar posso comprar a passagem diretamente na estação, ou tambem deve ser online?
Bom dia, Evandro!
Obrigado! Contente que você esteja gostando.
Sobre sua pergunta, o mesmo se aplica às passagens de volta (Luxor => Cairo). Se você tentar comprar com hotéis/agências ou se for pessoalmente à estação, só lhe venderão passagens para o trem noturno de maior conforto e preço. Só online você como turista estrangeiro consegue comprar passagens para os trens diurnos ou para o trem noturno “normal” (com assentos, sem local onde se esticar para dormir, menos confortável mas bem mais barato que o usado pela maioria dos turistas).
Boa noite tive problemas ba hora de colocar as informacoes pessoais pois no site pwde obrigatoriamente um nome do meio e eu nao tenho somente diego teixeira sabe como proceder ? Desde já informo que tem que colocar letras, não aceita nenhum carácter tipo ponto. Obrigado