Penang 3 01
Malásia

A curiosa arte de rua em Georgetown, Penang, Malásia

Aproveitando a deixa artística do post anterior (sobre a arte batik do Sudeste Asiático), chegou a hora de mostrar a vocês uma outra arte: a arte de rua de Georgetown, um dos grandes chamarizes turísticos da cidade. (Aí acima estou eu com dois simpáticos chilenos que encontrei em Penang.)

É dessas coisas meio “Terceiro Mundo” que se permitem enfeitar nas mal-acabadas paredes das ruas do centro histórico de Georgetown. Turistas europeus, em especial, vêm muito aqui invejar a permissão que se dá à criatividade de rua, algo que eles não encontram tanto em seus ordenados países de origem.

É arte simples e despretensiosa, mas singela e interessante. A ideia, em muitos casos, é a combinação de desenhos no muro com objetos que estão realmente lá.

Penang 3 02
Arte de rua em Georgetown, Penang.
Penang 3 10
Mais de perto.

Muitos albergues lhe dão um mapa de onde achar os desenhos mais famosos, como Bruce Lee ou o motociclista. É divertido sair pelas ruas observando. Como se Penang já não tivesse pouco pra ver, você pode ainda se distrair com isso. Abaixo são algumas das ilustrações principais. (Volta e meia você avista um turista tirando uma selfie pra uma parede, e de repente se dá conta de que ali há algo.)

Penang 3 08
O garoto da motocicleta.
Penang 3 03
Bruce Lee.
Penang 3 04
Crianças jogando basquete.
Penang 3 05
O garoto traquino na cadeira.
Penang 3 09
Uma pausa para o meu delicioso sorvete de côco no côco, com amendoim e milho.
Penang 3 06
Os garotos na gangorra.
Penang 3 07
O malaio (olhando pro pinto?)

E aqui eu me despeço de Georgetown, esta pequena notável — fascinante e multicultural cidade histórica da Malásia. Hora de conhecer o que mais a ilha de Penang oferece.

Mairon Giovani
Cidadão do mundo e viajante independente. Gosta de cultura, risadas, e comida bem feita. Não acha que viajar sozinho seja tão assustador quanto costumam imaginar, e se joga com frequência em novos ambientes. Crê que um país deixa de ser um mero lugar no mapa a partir do momento em que você o conhece e vive experiências com as pessoas de lá.

One Reply to “A curiosa arte de rua em Georgetown, Penang, Malásia

  1. Hahaha adorei a comparação com uma ponta de critica das ‘ordenações’ pouco criativas dos países ocidentais, com sua praticidade, padronizações e limitações. hahah. Pois é. ….uma das desvantagens haha
    Nossa …que criatividade, Lindas pinturas murais, simples, belas, expressivas, e representativas do cotidianos desse povo. Uma gostosa e simples forma de contar a vida do povo. De repente parece que a vida se transformou em mural com toda a sua expressão e movimento ou ele se tornou vida, vivificou.. Parecem vivas as imagens e se misturam mesmo com a vida comum. Espetacular. Gostei mais que os grafites de alguns lugares que ja visitei. Ha grafites muito bonitos mas esta arte de rua ai me chamou mais a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *