Ir à praia na Holanda não é exatamente o tipo de coisa que passa pela cabeça de turistas vindos do Brasil. A média de temperatura no país é de 2°C no inverno e meros 19°C no verão — o que pra muitos brasileiros ainda é inverno. Já os europeus de países vizinhos (leia-se sobretudo alemães), junto com os próprios holandeses, lotam os trens rumo às praias nos meses mais quentes (menos frios) aqui.
Eu certa vez choquei uma amiga alemã com a proposição de que deveria haver dois nomes distintos, um para as praias tropicais e outro para as praias que eles têm aqui. Ri litros quando o meu supervisor sinceramente recomendou que eu levasse os meus familiares à praia quando eles vieram do Brasil me visitar.
De fato, não são praias maravilhosas; mas como quem não tem cão caça com gato, é o que os moradores da Holanda e da Alemanha curtem. Com o tempo, você aprende a curtir também.
A experiência é diferente. Pra começar, aqui entrar na água é um ato de bravura espartana. Mesmo nos dias mais calorosos de verão, as águas do Mar do Norte se mantêm gélidas como se saídas de uma geleira.



No verão as praias ficam povoadas, mas a maioria das pessoas fica só na areia, acompanhando o brincar das crianças, tomando sol ou apreciando a vista.


Ao contrário do que você talvez imagine, os brasileiros estão longe de ser os únicos farofeiros do mundo. Na Holanda as pessoas amam fazer piquenique, o que significa levar toda sorte de lanches à praia. Pode não incluir frango com farofa, mas tem é coisa. (Sim, as pessoas aqui são um tanto mais conscientes que os brasileiros no que se refere a levar o lixo consigo.)


Vir à praia na Holanda pode não ser bem um programa turístico, mas faz parte da experiência de morar aqui.
Com certeza, o forte dos países dessa parte da Europa não são as praias. O visual, entretanto é bom. Dá para passar um dia diferente e mais descontraído. Vale para conhecer e ate visitar, para os mais afoitos quem sabe entrar e curtir, Gostei das paisagens, Ver o mar sempre é agradável. Eu fico com as paisagens. Acho o mar lindo, mesmo com esses tons cinzentos…nada que se compare com as praias tropicais em particular as do NE brasileiro.
Vale ressaltar a educação do povo e limpeza nas praias holandesas.
Adorei a semelhança com Pe, Fabio de Melo. hahaha parece mesmo.