Texel é uma ilha que poucos brasileiros sequer sabem que existe. Na verdade, ela é a maior ilha da Holanda (no extremo norte do país) e um destino corriqueiro dos holandeses que querem escapar da cidade. Ela, de certa forma, é um combo das mais típicas paisagens — rurais e urbanas — que se encontram na Holanda.

Um trem até a cidade de Den Helder e, depois, um ferry levam você até Texel. Lá há praias ao estilo holandês, cidadezinhas pitorescas com muitas casas de tijolinho, planícies amplas, e até rebanhos de ovelhas. É um idílico a que os holandeses estão habituados e sempre procuram nas férias ou fins de semana.
Naturalmente, a bicicleta é o meio de transporte mais adequado para cruzar a ilha. Já no porto de chegada você pode alugar umas por poucos euros.


Desembarcando em Texel, parece que você voltou àquela época medieval em que o território era composto por cidades pequenas circundadas de amplos campos, entre bosques, planícies, e o mar. De bicicleta você pode passar o dia ziguezagueando todos esses ambientes.






Os holandeses, é claro, vêm aqui sobretudo por causa da praia. Eu já falei sobre como as praias na Holanda não são exatamente como as do Brasil (não haveria como serem), e como o Mar do Norte é gélido. No entanto, é o que os holandeses têm e eles não se preocupam com isso.
A praia, ainda que você não queira se banhar, não deixa de ter belas areias e um tom idílico de lugar remoto.

Texel, Brasil, estão apresentados. Fica a dica a quem tiver um tempo no país e quiser um passeio autenticamente holandês. É dos melhores lugares do país onde dar umas voltas grandes de bicicleta, e com a conveniência de não precisar ter a sua própria.
(A curiosidade fica por conta de que a minha companhia nesta viagem foi uma amiga chinesa, minha irmã adotiva — de brincadeira, que usamos para zoar com os outros —, e que acontece de ser triatleta com direito a ter terminado provas de triatlo “Ironman” na Alemanha e tudo. Quase como poeira, se aqui houvesse.)
Ihhhh adorei o tunel do tempo. Parece mesmo uma cidadezinha que parou la em idade mais remota mas com algumas atividades de hoje. Lindo esses campos com ovelhas e essa paisagem rural. Muito boa para relaxar e esquecer o burburinho da cidade grande. Gostei do ‘ clima’ da cidade., Belíssimos esses campos floridos. Parecem aquele das cenas finais do filme ” O Gladiador’,
Linda região. ótima viagem haha