De todas as mui famosas ilhas gregas, marcadas por suas casinhas brancas circundadas de mar impassivelmente azul, a mais visitada é Santorini. É pitoresca ao extremo, do que acho que os convenci no meu post anterior aqui, Santorini, a rainha das ilhas gregas.
Agora, alguns anos depois, era hora de revê-la. Este é um post curto, de um breve reencontro.

É difícil falar de Santorini. As fotos parecem fazer um serviço muito melhor em mostrar-lhes a beleza e as vistas a que me refiro.
O que posso dizer é que desta vez cheguei de avião em vez de ferry, vindo de Atenas. George, o dono da pensão e esposo de Stella, não se recordava de mim, mas eu me lembrava muito bem dele. Ar resolve-tudo de marujo, e disposição de quem não cria firula com nada. Stella, sua esposa, estava mais velha como ele, mas continuava hospitaleira — como os gregos em geral são.
Dali do povoado de Karterados, a cidade de Fira continuava à distância de uma curta caminhada de 20 minutos. Tudo aqui é relativamente perto — até mesmo o outro lado da ilha, Oia, aonde eu inadvertidamente havia ido a pé pelas montanhas numa tarde dessas em Santorini.
As casas todas continuavam brancas como sempre. Nisso não houve austeridade; se falta dinheiro à Grécia e aos gregos de Santorini, não foi no cal que fizeram os cortes.
Tudo era o mesmo de quando eu havia vindo aqui antes, mas apresento-lhes as fotos novas.











Você circula, olha o mar, re-olha, e re-olha uma vez mais. As lojinhas quase todas são proibitivamente caras, e comer aqui não é barato, mas tudo isso são detalhes. Essas outras coisas só estão aqui para constar. A atração verdadeira é embeber-se no azul-e-branco das vistas.
“Bêbado” e com as memórias refrescadas, eu rumaria agora para Roma. De um recanto da Europa mediterrânea a outro.
(Se você ainda não viu o post do meu primeiro contato com Santorini, ei-lo aqui: Santorini, a rainha das ilhas gregas)
Linda, linda, divina maravilhosa Santorinni. Belíssima fascinante com suas casinhas brancas, suas flores, suas escadarias, seus penhascos, suas luzes,seus portais, seu lindo mar azul seu céu de anil e suas cúpulas azuladas. Um espetáculo para a vista e um afago no coração. Magnifico destino. Imperdível. Maravilha meu amigo.