Norway in a Nutshell 1 01b
Noruega

Trens e fiordes pela Noruega: O roteiro “Norway in a Nutshell” no inverno

Viajar de trem pela Noruega é um encanto. No inverno então, é um encanto exótico para nós saídos de países quentes. As ricas montanhas e vales noruegueses ficam cobertos de neve entre janeiro e março, as árvores da paisagem ficam brancas, e muitos rios e cachoeiras, congelados.

Há pelo menos quatro ou cinco rotas ferroviárias muitos cênicas e pitorescas na Noruega que o próprio escritório de turismo norueguês recomenda. A mais famosa dela é a apelidada de Norway in a Nutshell (literalmente “a Noruega numa casca de noz”, o que é uma expressão inglesa para designar um resumo simplificado de algo mais rico e complexo). Entre Oslo e Bergen, as duas maiores cidades da Noruega, esse roteiro de um dia inclui viagem em trem de alta velocidade, em trem antigo, um cruzeiro pelos fiordes, e trecho de ônibus. Há um pouquinho de cada coisa.

A melhor notícia? Embora muitas agências queiram vender-lhe o pacote como se fosse um roteiro turístico delas, todas essas rotas são promovidas pelo Estado norueguês e perfeitamente factíveis por contra própria — sai muito mais em conta.

De início pode parecer complicado, mas garanto-lhes que é fácil e feito por centenas de pessoas todos os dias. Quase tudo se reserva com tranquilidade pela internet (exceto o ônibus, que compra na hora), e os transportes todos esperam uns pelos outros (não se preocupe se o tempo de conexão parecer apertado). Só requer um básico de planejamento.

São 5h em trem moderno OsloMyrdal; 1h em trem antigo, estilo Maria Fumaça, entre Myrdal e Flam; 2h em cruzeiro pelos fiordes entre Flam e Gudvangen; 1h de ônibus entre Gudvangen e Voss; 1h em trem moderno entre Voss e Bergen. Você pode fazer esse roteiro num sentido ou no outro. Eu comecei por Oslo de manhã e cheguei a Bergen à noitinha.   

Mapa Norway in a Nutshell
Mapa oficial do roteiro Norway in a Nutshell, o mais clássico da Noruega. Inclui fiordes e trens cênicos pelo interior do país.
Norway in a Nutshell 1 03
Eu, praticamente garoto-propaganda da NSB, a companhia ferroviária norueguesa.

A NSB, companhia ferroviária norueguesa [recentemente mudou de nome para VY após se integrar com a empresa estatal de ônibus, mas continua o mesmo serviço], será a sua melhor amiga neste passeio. No site dela você compra com cartão de crédito três dos cinco trechos do percurso. Note que há preços diferenciados para crianças de colo, viajantes com menos de 18 anos, e viajantes sênior com mais de 67. Se você baixar o aplicativo da NSB/VY fica ainda mais fácil, pois sequer precisará imprimir as passagens.

Compre com semanas ou meses antecipação, sobretudo se for viajar no verão. Procure por Oslo S para Myrdal para iniciar sua viagem da capital norueguesa. Veja o horário previsto de chegada e depois busque pelo trecho Myrdal – Flam, a chamada Flamsbana, uma linha pitoresca piuí-piuí com trem a vapor pelas montanhas. Não se preocupe em alocar muito tempo de conexão, pois Myrdal é só uma paragem sem nada além da paisagem na estação de trem. 

Note que não há apenas um horário específico neste roteiro. Se você começar mais cedo, chegará mais cedo. No inverno, vale lembrar que os dias são curtos, o sol se põe entre as 15:30 e as 16:30, então não deixe pra chegar a Flam muito tarde ou já não enxergará mais nada da paisagem.

Norway in a Nutshell 1 01 1
Árvores brancas de neve, vistas do trem moderno no trecho Oslo – Myrdal, na Noruega.
Norway in a Nutshell 1 04
Florestas e rios noruegueses no inverno passando rápido pela janela do trem.
Norway in a Nutshell 1 05
Colinas e campos noruegueses cobertos de neve naquela manhã de sol. Fazia -10 graus lá fora, segundo o trem.
Norway in a Nutshell 1 06
O interior do trem entre Oslo e Myrdal é bem confortável, com lanchonete a bordo e assentos dispostos de dois em dois. (Não há compartimentos.) O painel informa a temperatura exterior e a altitude em que estamos, conforme cortamos as montanhas.
Norway in a Nutshell 1 07
Muita gente esquiando no inverno. Você os verá entrando e saindo do trem com seus skis.
Norway in a Nutshell 1 08
Em Myrdal. Temos basicamente só a estação de trem, com uma pequena lojinha e uma lanchonete com café e algumas opções básicas de comida.
Norway in a Nutshell 1 11
Trem, montanhas nevadas, e o céu.
Norway in a Nutshell 1 09
Este é o trem antigo da linha Flamsbana. Aqui não costuma haver assentos reservados. Você leva aproximadamente 1h aqui de Myrdal à vila portuária de Flam.
Norway in a Nutshell 1 10
De mochila e cuia na estação de Myrdal, no inverno norueguês.
Norway in a Nutshell 1 02 1
Vistas do trem da Flamsbana para a paisagem invernal.
Norway in a Nutshell 1 12
Pela janela do trem. A Flamsbana é a parte mais pitoresca do passeio, pois a ferrovia entrecorta as montanhas e passa por lugares muito altos. Prepare a câmera.
Norway in a Nutshell 1 13
Pequena parada de 5 minutos para descermos neste ponto onde há uma cachoeira agora congelada no inverno.

Quando chegamos a Flam, já eram quase duas da tarde. O sol já ensaiava querer se pôr. Flam chega a ser um vilarejo, tem mais coisa pra ver que Myrdal, mas mesmo assim só o suficiente para no máximo 1h (a menos que você queira ficar contemplando a paisagem). Há basicamente lojas, casinhas bonitinhas, e restaurantes.

Dali sai o curto cruzeiro que nos leva até Gudvangen, passando pelos fiordes, que são esses braços de mar adentrando o continente. Sua formação data dos períodos glaciares de milênios atrás.

A passagem no cruzeiro você precisa comprar antecipadamente pela internet, mas esta não é com a NSB/VY. Neste site oficial da companhia que realiza os Fjord Cruises você busca as opções de cruzeiro. A viagem aproximadamente leva 2h, mas há tipos diferentes de navio, uns mais caros que outros. Relembro que, se vier no inverno, evite qualquer partida após as 14h, ou viajará no escuro e não verá o fiorde.

No meu caso, pegamos bem o de 14h. Do navio veríamos a luz do sol aos poucos desaparecer por detrás das montanhas geladas.

Norway in a Nutshell 1 14
Na plataforma da estação em Flam. Há algumas casinhas, lojas e restaurantes entre a estação e o porto. Tudo é pertinho e bem pequeno.
Norway in a Nutshell 1 15
Placa que encontrei em Flam. (“Alguma pessoas querem que aconteça, algumas desejam que acontecesse, outras fazem acontecer.“)
Norway in a Nutshell 1 16
Dando partida com o nosso navio de Flam para Gudvangen.
Norway in a Nutshell 1 17
As montanhas e as águas do Mar do Norte adentrando pela Noruega neste fiorde. A vista é maravilhosa.
Norway in a Nutshell 1 19
O sol já tímido, ensaiando se pôr naquele curto dia de inverno.
Norway in a Nutshell 1 18
O céu do crepúsculo por sobre o fiorde norueguês.
Norway in a Nutshell 1 20
A lua até apareceu no céu, embora não fosse nem quatro da tarde ainda.
Norway in a Nutshell 1 21
Parece mágico, não é?

Quando chegamos a Gudvangen às 16h, o ônibus que nos levaria a Voss já estava de faróis acesos nos aguardando. Ele não sai sem levar todos os passageiros do navio, não se preocupe.

Desta hora em diante, era basicamente completar o trajeto até Bergen. O ônibus não vende passagens online antecipadamente; é preciso comprá-las direto do motorista por cerca de 12 euros, que você paga em espécie com coroas norueguesas ou no cartão de crédito. O motorista tem uma máquina.

Por fim, de Voss, onde ele o deixará à estação de trens, você toma o trem final — comprado online antecipadamente com a NSB/VY — até Bergen. Para saber para qual horário reservar esse trem, veja o horário previsto de chegada do navio a Gudvangen, e adicione aí 60-80min do trecho de ônibus desde Gudvangen até Voss. Bote os nomes no papel, e você verá que em uma hora soluciona tudo. Não se intimide (e, se tiver alguma outra dúvida, ponha aí abaixo nos comentários).

É um passeio de um dia inteiro, mas um dia maravilhoso, sério candidato a ser dos mais bonitos da sua vida.

Mairon Giovani
Cidadão do mundo e viajante independente. Gosta de cultura, risadas, e comida bem feita. Não acha que viajar sozinho seja tão assustador quanto costumam imaginar, e se joga com frequência em novos ambientes. Crê que um país deixa de ser um mero lugar no mapa a partir do momento em que você o conhece e vive experiências com as pessoas de lá.

26 thoughts on “Trens e fiordes pela Noruega: O roteiro “Norway in a Nutshell” no inverno

  1. Uaaaaauuu que maravilha é essa!….. Parece que você entra em um lindo filme em região fantástica, ou passou pelo guarda-roupa e saiu em Nárnia. Uuuuuu que beleza!… coisa de cinema, como diria um velho amigo…
    Lindíssima essa região… e esse percurso é um show. Que beleza são esses Fiordes, que linda a neve, que belos rios e montanhas… Parece um sonho. Belíssimas paragens. Linda natureza, bela neve, linda postagem. Uaaauuu. Adorei.

  2. Ola Mairon vou fazer Oslo -Bergen agora em Novembro ,voce sabe me dizer comprando avulso ,quanto custa ou quanto % se econômiza?
    Obrigado

    1. Oi Andre, bem vindo!
      A economia dependerá (1) do quanto uma agência teria lhe cobrado (pois elas varia no preço), e (2) do preço promocional que você conseguir pelo site oficial da Companhia Ferroviária Norueguesa. Neste último caso, não é questão tanto de sorte (como preço promocional em passagem de avião), mas de antecedência. O quanto antes você comprar, mais barato sai. Você pode comprar com até 90 dias de antecedência pelo site oficial da VY (https://www.vy.no/en), novo nome da antiga NSB.

      Por exemplo, Oslo-Bergen em meado de agosto sai pelo equivalente a 120 USD. Já a mesma rota no final de setembro, se você comprar agora, sai por 45 USD. Então a economia é grande. (Note que os preços no site são em coroas norueguesas, e que há preços com desconto para passageiros de certas categorias, como jovens ou idosos, caso alguém no seu grupo de viagem se encaixe.)

      Novembro não é um mês muito procurado, pois as pessoas fogem um pouco do frio e do escuro, mas mesmo assim a partir do mês que vem você já poderá consultar naquele site os preços dos dias que você quer viajar.

      Havendo outras dúvidas, estamos aí.

    1. Que legal, Teresa!
      Foi uma viagem em janeiro. Se você gosta desse clima invernal, é uma ótima opção. Fevereiro é semelhante.

      Já se você prefere algo mais primaveril, maio ou junho seriam o ideal. Julho e agosto são o auge do verão, com dias longes, e setembro/outubro tem cara de outono. (Novembro já é chuva e escuridão, assim como a maior parte de dezembro).

      Qualquer dúvida, estamos aí. Seja bem vinda!

  3. Oi. Estamos a planear ir fazer esta viagem em dezembro. Como é que você conseguiu fazer a viagem de barco no mesmo dia? Procurando no site que você coloca aí só estamos encontrando barcos para 09h30 ou 15h00… será que devemos dormir em flam? Ou haverá outra opção?
    Os barcos tem espaço interior certo? Vamos com um bebê de 1 ano… muito obrigada

    1. Oi Sara, seja bem vinda!

      Sua questão me fez buscar o site da empresa norueguesa novamente. Eles no momento estão mesmo limitando o número de partidas no inverno para apenas aqueles dois horários. (Se você buscar no verão, como por exemplo agora ainda em setembro, encontrará os vários outros horários disponíveis. A partir de outubro é que o calendário parece mudar.)

      Vocês aí têm duas opções. (1) Podem dormir em Flam, que é um vilarejo bem pequeno, mais para contemplação da natureza, e tomar o ferry da manhã do dia seguinte. Ou (2) fazer o trajeto todo no mesmo dia, como eu fiz, usando o ferry das 15h00. Há, sim, espaço interior amplo, com muitos assentos e também uma cafeteria modesta. O transporte é tranquilo e confortável. Não antevejo problema para acomodar seu bebê.

      A limitação é a duração da luz do sol, já que os dias ficam bastante curtos. Receio que no ferry das 15h vocês pouco veriam da paisagem. É uma viagem de 2h de duração, mas o sol em dezembro lá se põe às 15h30 ou antes. Ou seja, a maior parte da viagem seria no escuro.

      Resumo da ópera: Se vocês quiserem fazer esse passeio no inverno, mas tiverem disponibilidade para ir em fevereiro, vale a pena fazer todo num dia com o ferry das 15h00. Já se for em dezembro ou janeiro, sugiro considerarem a ideia de pernoitar em Flam e tomar o ferry da manhã. O sol nasce por volta das 9h30 em Flam em dezembro, então deve ser um passeio bonito, que vale a pena.

  4. Olá Mairon!
    Estamos planejando ir em janeiro para fazer o mesmo trajeto que fez, mas me preocupa 2 pontos: 1. meu filho que já está viajando a estudo terá 2 malas grandes e nós pelo menos 1 grande. É fácil ficar carregando toda essa bagagem pelos trens, ônibus e navio? Qual dica pode dar?
    2. Será mesmo que consigo reservar tudo aqui pelo Brasil sem agência para casar horários,, encontrar os pontos de saída, etc…? Obrigada!

    1. Olá Rosely! Bem-vinda ao site!

      Você irá adorar esse passeio pela Noruega no inverno. É mágico! Vamos aos seus seus pontos:

      1) Não há problema carregar toda essa bagagem pelos transportes na Noruega. (Vocês não serão os únicos!). Os trens noruegueses contam com espaços onde alocar malas grandes em todos os vagões. Terá trabalho, claro, de se locomover e acomodar as bagagens, mas isso vocês já devem esperar. Nos ônibus, eles alocam bagagens sem problema no compartimento próprio (como em bons ônibus interurbanos no Brasil ou mundo afora). E no navio há bastante espaço; você talvez precise ficar de olho nas bagagens, pois — ao que me lembro — elas não têm compartimento dedicado, vão com os passageiros, mas aí são cuidados básicos.

      A dica aí que eu posso dar é que procurem estar entre os primeiros a entrar nos trens, pois às vezes os espaços para malas grandes são ocupados com certa rapidez, e aí vocês podem teriam que “se virar nos 30” para alocar debaixo de um assento ou em alguma parte do vagão. Normalmente, essas malas grandes *não* vão sobre as cabeças dos passageiros acima dos assentos. Esse espaço é dedicado às malas pequenas ou mochilas; mas você sabe como as pessoas às vezes são: muitos acabam indevidamente ocupando os espaços para malas grandes com esses volumes pequenos. Portanto, sejam dos primeiros a entrar e aloque suas bagagens enquanto ainda há espaço livre. (No ônibus e no ferry não faz diferença.)

      2) Consegue, sim, reservar tudo sem problema pela internet. Os sites aceitam cartões brasileiros. Só precisará de alguém com certo domínio de inglês para navegar os sites das companhias norueguesas de trem e de ferry (ou a ferramenta de tradução automática do navegador Google Chrome). Os horários são todos casadinhos como peças de dominó uma depois da outra, a propósito pois eles sabem que muita gente faz esse percurso. Basta seguir as pessoas. (São lugares pequenos, não há muito por onde se perder.)

      O único ponto é que, já que irão em janeiro, com os dias bem curtos, a empresa de ferry parece ter restringido os horários de saída para um horário de manhã e outro à tarde (quando o sol já se pôs e você já não vê nada da paisagem). Então talvez valha a pena pernoitar em Flam, no vilarejo de onde sai o ferry, para tomar o da manhã seguinte com o dia claro e a paisagem em vista.

      Se precisar de qualquer outro esclarecimento ou tiver outra dúvida, estamos aí. Bom planejamento!

      1. Oi Mairon!
        Nossa, fiquei muito feliz por você ter me respondido, pensei que seriam perguntas meio sem cabimento e estava morrendo de vergonha ah ha ha… você é demais viu? Já somos todos seus fãs! O site inteiro é cativante, mas a sua simpatia e atenção é tudo! Acho que vou te encher outras vezes, se Deus permitir que façamos tantas viagens maravilhosas quantas você já fez!
        Desejo felicidades sempre e nem que eu não viaje, acompanharei todas as suas postagens aqui. Parabéns! Grande abraço, Rosely.

      2. Gentileza sua, Rosely! Fico muito contente, e agradeço os bons desejos :-). Muitas ótimas viagens para vocês também, e fique sempre à vontade para qualquer pergunta ou dúvida.
        Grande abraço

  5. Olá Mairon,
    Adorei as dicas. Eu e minha primas estamos indo em Fevereiro. Você já nos deu boas dicas em nossa aventura pelo Egito.
    E quanto as roupas? O que vc levou do Brasil foi suficiente? Comprou alguma coisa quando chegou? Estamos indo com mochila também.

    1. Oi Charlene,
      Bem-vinda! E que legal saber que as dicas já foram úteis :-).

      A Noruega é um país bastante caro. Eu não deixaria pra comprar lá nada que possa ser adquirido de antemão, em outro lugar. Se não no Brasil, pelo menos em algum outro país da Europa por onde você passe no caminho. (Até mesmo as lojas de saguões internacionais de aeroportos são mais baratas que as da Noruega.)

      Se não tiver ainda um agasalho de inverno que segure temperaturas negativas, minha recomendação é que tente adquirir um no Brasil. Ou, se não, em outra parte da Europa, e no máximo deixe para comprar na Noruega coisas pequenas, tipo luvas boas ou gorro, se quiser. (PS. Vocês provavelmente pegarão temperaturas na média de seus -5 a -10 graus em Oslo, e temperaturas uns graus mais altas em Bergen, que está na costa e esfria menos.)

      Estou respondendo a sua outra pergunta sobre moeda, mas se houver mais dúvidas, fique à vontade. Estou aqui pra ajudar.

  6. OLA MAIRON
    ESTAMOS INDO AGORA EM 15 JAN 2010 COM NOSSOS 3 FILHOS DE 11,12 E 14 ANOS.
    A INTENCAO ERA OSLO A BERGEN VIA NUTSHELL CONTUDO FALAMOS COM UM AGENCIA DE LA E OS MESMOS INFORMARAM QUE PEGAREMOS A PARTE DOS FIORDES NO ESCURO SE FIZERMOS O TRAJETO OSLO-BERGEN . COMO FOI SUA EXPERIENCIA?? A PARTE DE BARCO VC FOI PARA O GUDVAGEN E PASSOU PELO FIORDE MAIS ESTREITO ?

    a agencia sugeriu irmos de aviao ate bergen e pegarmos o passeio NUTSHELL que sai de bergen , mas é bem mais rapido e pegaremos a parte de barco com claridade

    1. Olá Dani,
      Bem-vinda! A minha experiência fazendo o trajeto Oslo-Bergen na rota “Norway in a Nutshell” foi muito boa, mas atualmente eles reduziram a frequência das saídas do ferry no inverno. Quando eu fui, ainda havia saídas do ferry às 14h pelo fiorde, então era possível ver o pôr-do-sol — como nas fotos do post. Infelizmente, saindo no ferry das 16h, já estará mesmo tudo escuro. Você tem aí duas opções, além dessa que a agência lhe forneceu:

      A) Vocês podem começar o Norway in a Nutshell a partir de Oslo rumo a Bergen, mas deterem-se para dormir em Flam, daí tomar o ferry matinal e completar o trajeto com tudo claro. Talvez essa seja a opção mais econômica, se vocês gozarem de tempo o bastante para dormir essa noite em Flam. Há acomodações lá.

      B) Vocês podem tomar um trem direto de Oslo a Bergen, em vez de voos. Suponho que saia mais barato que voar. São umas 7h de viagem. Leva naturalmente mais tempo que o avião, mas essa rota direta também tem sua beleza, com muitas vistas nevadas no inverno. Podem então passar um agradável fim de dia em Bergen e zarpar de lá no outro dia (ou dois dias depois) rumo a Oslo pelo caminho do Norway in a Nutshell.

      C) Pode tomar esses voos como a agência lhe sugeriu, embora esta talvez seja a opção mais cara e com menos vistas, já que vocês estarão no avião.

      Vale refletir sobre as opções. São algumas ideias. Tendo alguma dúvida, estamos aí. Feliz Ano Novo!

  7. Mairon,

    Me diga uma coisa: se os viajantes estão indo depois para uma viagem de carro até Flam com 1 noite e 3 noites em Bergen, ainda vale a pena fazer esse passeio que vai ao mesmo lugar?
    Outra possibilidade seria ir até Bergen neste passeio, ficar as 3 noites e voltar num trajeto de carro (meus clientes adoram) mas teriam que levar as malas e tem muito transito neste passeio.
    O que acha?

    1. Oi Titania,
      Eu concordo com você que esse passeio é melhor feito sem muitos volumes. Há mesmo seguidas trocas de trem, barco, ônibus, incluso tempo livre em algumas destas paragens, e estar com muitos volumes seria inconveniente. Pra mochilão dá tranquilo, mas pra família com muitas malas já pode ficar inadequado.

      A maior parte das atrações fica mais perto de Bergen que de Oslo. A meu ver, o passeio de barco pelo fiorde, seguido da flamsbana (o trem rústico entre Myrdal e Flam), são pra mim os pontos altos desse passeio. E isso pode ser feito como uma round trip Bergen-Bergen, deixando todas as bagagens convenientemente no hotel. É outra alternativa.

  8. Difícil encontrar boas dicas sobre esse destino. Parabéns!
    O que você acha de fazer esse caminho de carro? Estou indo em junho e ainda não resolvi como fazer.

    1. Oi Isabelle, obrigado! Eu acho mais simples fazer esse trajeto nesses transportes coletivos (trem e ferry), pra te dizer a verdade. Aluguel de carros é algo bem custoso na Noruega, e nem todo trajeto acompanha estradas. A viagem no trem Flambana, por exemplo, em trem estilo antigo, com vistas para as cachoeiras, é bem charmoso — sem falar na viagem de ferry pelo fiorde.

      A Noruega montanhosa é toda linda, e sem dúvida você pode pegar um carro estrada adentro e ver suas paisagens por conta própria, mas este roteiro é provavelmente o mais fácil de se fazer em transporte público. Você poderia fazer apenas os trechos Oslo – Myrdal ou a pernada final até Bergen de carro, mas aí não sei se vale a pena, nem se o custo compensa.

      Sucesso no planejamento, e que seja uma ótima viagem! Havendo outras dúvidas, estamos aí.

  9. Boa tarde Mairon,
    Gostei muito do seu post, consegui ter uma ideia do que fazer na Noruega. Gostaria muito da sua ajuda em como comprar o ticket do trem Flambana, porque no site não apareceu o horário que você indica. Uma outra questão é se fazendo o roteiro ao contrário, não vemos os fiordes mais cedo. Eu estou querendo ir no inverno.

  10. Ola Boa Noite Mairon Giovani!

    Gostei muito de seu post, fando um pouco sobre sua Viajem a Noruega, por gentileza sabe me dizer qual cidade da Noruega posso pegar neve no período 20 a 29 de Dezembro? Estou planejando em ir esse ano eu minha esposa e meu filho. Muito obrigado com melhores cumprimentos Juscelino Ademar Macoppi

    1. Bom dia, Juscelino!
      Geralmente, só é mais certo começar a nevar nas grandes cidades da Escandinávia em janeiro ou fevereiro. Há casos de nevar já em dezembro (sem dúvida), mas para aumentar as chances, eu sugiro ir mais para o norte. Há uma chance razoável de já estar nevando em Oslo ou Bergen nessa época, mas se quiser se assegurar ainda mais, cogite Trondheim mais ao norte. (Você pode ver algo sobre ela neste post.)

  11. Olá Mairon!
    Bem detalhado e explicativo o seu relato.
    Saberia dizer qual seria o melhor lado para sentar nos trens e ônibus para se ter as melhores vistas?
    No caso, farei o roteiro um pouco modificado, Bergen-Bergen sem o trecho mais longo até Oslo.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *