
Nem só da famosa aurora boreal se fazem as paisagens nórdicas. Aquele é um fenômeno extraterrestre, literalmente, resultado do vento solar no campo magnético do planeta. Ainda está na minha lista vê-lo. Mas cá embaixo, na Terra, as vistas de inverno na Escandinávia são sublimes. Vão muito além de somente aquele fenômeno.
A Escandinávia é como se apelida a região nórdica da Europa formada por Noruega, Dinamarca e Suécia, caso alguém esteja perdido (mais sobre isso aqui).
Nestas altas latitudes perto do polo, durante o inverno a luz solar passa mais tangencialmente, e o resultado é um tintar diferente no céu. É como se, para além do nosso céu habitualmente azul, outros tons se espalhassem mais por ele.

Eu saía de Östersund, no miolo da Suécia, ainda antes do amanhecer. Estávamos já a mais de 500 Km norte da capital Estocolmo, e prestes a “subir” ainda mais.
O destino era Umeå, uma cidade universitária quase 700 Km norte de Estocolmo. Era meu caminho rumo ao famoso hotel feito de gelo no extremo norte do país. O mais fantástico, entretanto, era percorrer o caminho.

Eu geralmente prefiro trens, mas o trajeto entre Östersund e Umeå é melhor feito de ônibus. (Caso você esteja curioso, esse “a” com uma bolinha em cima tem som quase de ó em sueco.)
O mais notável é como as cores no céu vão mudando. De uma hora para outra, alteram-se e adquirem novos tons.
Detivemo-nos brevemente no vilarejo de Strömsund para pegar mais passageiros, e o motorista desceu para aquele habitual café & prosa com seus companheiros — igualzinho a qualquer outro lugar do mundo.
Não havia onde comprar café — eles haviam trazido sua própria garrafa térmica —, então eu passei seco nessa, mas por sorte estava por demais distraído com as vistas.


E não estava tão frio quanto você talvez imagine. Se bem me recordo, coisa de -4ºC graus, o que não é nenhum descalabro se você já conheceu inverno de verdade nas regiões temperadas.


Sem o menor aviso, as cores desaparecem. Ou melhor, se alteram. O rosa se substituiu então pelo amarelo-claro de um sol leve — quando fomos até interpelados por renas cruzando a pista.





Eram umas 2h da tarde quando chegamos a Umeå — o que a esta época do ano significava que já ia escurecer.
Surpreendi-me de encontrar uma cidadezinha bem organizada, se pequena. Boa estação de trens, cafeterias, restaurantes, e até uma importante universidade sueca (sim, conheço inclusive estrangeiros que moram e trabalham aqui, embora se queixem um pouco do logradouro remoto).
Procurei ver o que havia antes que tudo escurecesse.



Eu tive quase que literalmente correr para ver mais da cidade enquanto ainda havia luz.








O movimento nas ruas vai aos poucos ficando rarefeito, conforme o sol de põe e a temperatura cai um pouco mais. Apenas os bares e restaurantes pareciam abertos após as 18h.


Do alto do meu hotel, com o quarto no 10º andar, eu via a escuridão infinita antes de dormir. Era uma noite curta, pois na manhã seguinte tinha um trem rumo ao norte.



Nossa que auroras lindas… uaaaauuu. Belissimas essas paisagens boreais no inverno. Essa aurora boreal esverdeada é bem bonita… gostaria de ve-la mas essa aurora rosada com tons laranja e lilases é surrreal!… Achei mais bonita que a famosa esverdeada. Um espetáculo. Fantástica. Que cores magnificas toma o céu. Maravilhosa essa aurora boreal no inverno. Esse crepúsculo dourado parece surreal. digno de uma pintura. Meu jovem, que natureza prodigiosa de beleza e esplendor. Uma preciosidade.
Lindas construções. Um encanto a arquitetura, e com a paisagem hibernal fica mais bonita ainda.
A decoração e as luzes e cores do Natal continuam dando o tom divino à paisagem.
Destaques para as fofas renas. .Lindinhas, elegantes e na delas passeando na neve. E que bela estrada nevada sob os raios dourados do sol. Parece conduzir ao céu. . Que sonho de viagem. Ja estou com vontade de fazê-la hahah
Encantei-me com essas auroras de cores divinas. Magnificas admiráveis… Coisa de Deus.
Belo templo. Linda estação. Belo estilo.
Eita viagem bonita… Maravilha esse norte ai, meu jovem…uma descoberta…nem o sabia tao bonito. Encantador. Obrigada pela belíssima postagem e parabéns pela bela viagem. e vamos mais para o Norte. Amando a viagem. Curiosa de saber ate aonde via hahah