Viajar de trem na Noruega é uma delícia. É a melhor forma de conhecer o país, este nórdico recanto montanhoso da Europa.
A Noruega investe pesado em transporte coletivo, tanto para os seus quanto aos turistas, o que significa que você pode reservar vários roteiros bastante cênicos por conta própria, sem precisar de agências.
Neste post, eu falarei das amenidades, do que esperar, de como comprar suas passagens de trem online, e darei algumas dicas que incluem os roteiros mais bonitos a fazer no país.
O que esperar dos trens noruegueses
Os trens noruegueses são limpos, modernos e pontuais. Não espere maria-fumaça, exceto num trecho específico que faz o estilo “tradicional” para turistas.
Eles se organizam em fileiras de duas poltronas de um lado e duas do outro, com um corredor no meio, como um ônibus. Às vezes, há daqueles assentos “família” para quatro pessoas, duas de frente para duas com uma mesinha no meio.
Há trens noturnos com opções para viajar deitado, mas o feijão com arroz são esses trens diurnos — os melhores para quem busca apreciar a paisagem.


Que amenidades há?
Quando você faz a reserva, o site lhe indica todas as amenidades que há naquele trem específico. De praxe, há wi-fi gratuito e ilimitado, banheiros dignos e com papel, e uma pequena cafeteria a bordo.
Não vou chamar a cafeteria propriamente de um vagão-restaurante, pois ela é mais uma lanchonete com café, quitutes, sanduíches, e uma pequena seleção de sucos, cervejas e vinhos.


Tomar um café acompanhado de um pão com canela é uma quintessência na Escandinávia. A mídia estrangeira não comenta porque não sabe, mas pergunte a qualquer escandinavo.
E o melhor: o café aqui é free refill. Você toma o tanto que quiser. Na cultura social escandinava, é rude regular a quantidade de café que a pessoa vai beber.

Como reservar online: Algumas observações
Você deve fazer todas as suas reservas através do site oficial da companhia norueguesa de transportes, a VY. Há uma versão do site em inglês bastante simples de navegar. Se você não estiver seguro com esse idioma, pode sempre usar a função de tradução automática do navegador Google Chrome.
Vale muito a pena baixar o aplicativo da VY no seu celular, onde você pode armazenar todos os seus tickets e simplesmente mostrá-los ao condutor a bordo sem precisar imprimir nada. Se não quiser fazê-lo, pode sempre apresentar as passagens impressas.
Ou, uma terceira opção, pode ir a uma das máquinas na estação ferroviária e imprimi-los lá com o código da reserva, como se faz com cartões de embarque em aeroporto.

Note que alguns trechos, especificamente de Oslo a Trondheim, são servidos pela SJ e não pela VY. A SJ é a companhia ferroviária da vizinha Suécia. Eu tratei melhor dos trens suecos neste outro post. O nível de qualidade e serviços é muito semelhante. Você pode comprá-los do mesmo modo no site da VY, ou se preferir, em no site da SJ.
Preços & Descontos
Os preços online são todos em coroas norueguesas (Norwegian crowns, abreviadas NOK). Um dólar tem estado na casa de 9 NOK, mas flutua um pouco. Não se engane achando que isso significa que as coisas aqui são baratas.
Por exemplo, uma passagem entre Oslo e Bergen — as duas principais cidades — comprada com antecedência sai por 339 NOK, ou cerca de 37 USD, por 6h30 de viagem. Se você deixar para comprar a poucas semanas da data, pagará o dobro. Se comprar de véspera, pagará o triplo. Pode também não achar mais, pois esgotam.
Ao contrário de alguns outros países, aqui os preços das passagens flutuam com o tempo, então vale muito a pena reservar com semanas ou (de preferência) meses de antecedência. O sistema permite que você adquira passagens até 120 dias antes da data, então agarre os preços promocionais (Lowfare) antes que eles se esgotem.
Note também que há um desconto para idosos a partir de 67 anos, não importa a cidadania, e descontos para estudantes que possuam a carteirinha internacional.
Melhores roteiros
Os trechos ferroviários nas várias partes da Noruega quase todos recebem nome. É uma jogada de marketing — e funciona.
De longe, o trecho mais famoso é o Norway in a Nutshell, roteiro que inclui várias viagens de trem, somadas a uma jornada em ferry num fiorde, e que o leva entre Oslo e Bergen passando por paisagens belíssimas num único dia. Eu fiz esse roteiro e o mostrei em maiores detalhes tanto no inverno (dez-mar) quanto no verão (jun-set) — duas experiências algo distintas.




Enquanto que esse roteiro é uma sequência de trechos bem montada, os demais roteiros são linhas da cidade A à cidade B, por partes especialmente pitorescas do país. Incluem:
1) A Ferrovia de Bergen: 6h30 de viagem, caso você opte por ir direto de Oslo a Bergen ou vice-versa. Você cruza montanhas, lagos e campos. Ótima opção de retorno, caso você faça o Norway in a Nutshell na ida.

2) A Ferrovia Dovre: 6h30 de viagem entre Oslo e Trondheim, a cidade mais histórica da Noruega. Acompanha um rio e uma zona rural pitoresca, embora de poucas montanhas.

3) A Ferrovia Rauma: 1h de viagem por entre as montanhas e nuvens entre Dombas e Andalsnes, no meio da Noruega. Eu relatei minha viagem nessa ferrovia em detalhes aqui.

4) A Ferrovia Nordland (ou Nordlandsbanen), 729 Km que ligam Trondheim a Bodo, o fim de linha da malha ferroviária norueguesa. (Há um trechinho ainda mais ao norte, em Narvik, conectado ao norte da Suécia mas não ao restante da Noruega.)
Essa ferrovia cruza o Círculo Polar Ártico, e cheguei a mostrá-la em detalhes neste outro post. Você passa um dia cenográfico e tanto se tomar o trem de manhã para chegar a Bodo à tardinha.

Essas são as principais rotas de trem na Noruega. Contudo, há outras. Entre Oslo e Stavanger, no sul mais industrializado, você toma a Ferrovia Sørland. Ou a Ferrovia Røros, entre a cidade de Hamar e Trondheim. Dentre outras.
A Europa, tão conhecida por ser densamente povoada e há muito ter sua natureza sob ação humana, aqui na Noruega mostra seu lado mais indomado.
Estou tentando comprar uma passafe de Oslo S para Bergen.
O meu cartão esta autorizando a compra mas o site recusa.
https://www.vy.no/en
Teria um outro link ou forma de comprar esta passagem de trem?
Grato
JOEL
Oi Joel,
Estranho. Esse é o site oficial, e cartões brasileiros (habilitados para uso no exterior) costumam ser aceitos. Há outros links, mas aí são agências de viagens que re-vendem as passagens com acréscimo no preço.