Viajar de trem na Polônia está se tornando cada vez mais simples — e confortável, além de barato. Você percorre 200 Km em alta velocidade de uma cidade a outra pelo equivalente a menos de €10.
Foram-se os tempos em que os trens poloneses eram todos dos idos da Guerra Fria. Até poucos anos atrás, eu próprio cheguei a recomendar usar ônibus para se deslocar dentro da Polônia, mas hoje já retifico essa sugestão.
Reservar viagens de trem dentro da Polônia se tornou bastante simples pela internet, e os trens são suficientemente confortáveis e rápidos.
Abaixo, um breve guia para orientar quem quiser vir descobrir este que é o maior país do antigo Leste Europeu e terra ancestral de tantos brasileiros.


Viagens internacionais para a Polônia
A Polônia está no miolo da Europa Central, por onde passam mil rotas. Então a primeira observação é que nem todos os trens que adentram ou passam pela Polônia são poloneses (isto é, geridos por companhias ferroviárias polonesas; fabricação das locomotivas seria uma outra conversa.)
Não faltam trens tchecos (da České dráhy), austríacos (ÖBB), ou alemães da Deutsche Bahn (DB) passando por aqui. Para viagens internacionais nesta área da Europa, o site mais completo para pesquisa de preços, horários, assim como também para as compras, continua sendo o alemão da DB (banh.com).
Assim sendo, para rotas como Berlim – Varsóvia ou Praga – Cracóvia, eu vou sugerir — como demonstração de franqueza — que vocês utilizem os sites da Deutsche Bahn ou da České dráhy, que a meu ver são melhores. Mesmo para saídas a partir da Polônia.
Os sites poloneses são bons o bastante, mas para viagens domésticas dentro da Polônia. Acreditem, há bastante o que visitar.

Os tipos de trem polonês hoje
Vamos lá. Há duas companhias ferroviárias públicas na Polônia, que administram a grande maioria dos trens. Elas são a InterCity, responsável pelos trens de longa distância (e provavelmente a que você irá mais utilizar) e a PolRegio, que cuida dos trens regionais pinga-pinga. Afora elas, há empresas regionais que operam pequenas linhas em certas partes do país.
O site que você utiliza para fazer buscar gerais é o mt.rozklad-pkp.pl. Ele é uma espécie de agregador ferroviário polonês, que o redirecionará para a companhia respectiva do trem selecionado. A compra você faz, então, no site apropriado (o da InterCity ou da PolRegio). Mais sobre como fazer as reservas abaixo. Todos os sites têm versão em inglês.
Os tipos mais comum de trem são:
- InterCity (IC): Trens que viajam a mais de 100 Km/h, os mais comuns para viajar entre as principais cidades polonesas. Possuem raque de bagagem e espaço para volumes médios (mochilões inclusos) também acima das poltronas.
- Express InterCity (EIC): O mesmo acima, só que parando em menos estações.
- Express InterCity Premium (EIP): O serviço supremo na Polônia, com trens Pendolino (os mesmos usados pela RENFE espanhola e pela Trenitalia) viajando a mais de 250 Km/h com conforto. Disponível apenas para ligações entre a capital Varsóvia e outras cidades de médio porte (como Cracóvia, Gdansk, Katowice, e Breslávia).
- Regional (REGIO): os clássicos trens pinga-pinga, que param em todas as estações, úteis (às vezes) para viagens de curta distância ou média distância quando os InterCity não existem para aquela rota.
- TLK (Twoje Linie Kolejowe – “Suas Linhas Ferroviárias”): A resposta da InterCity aos habituais trens regionais da PolRegio. Ou seja, são pinga-pinga também, mas vendidos pela companhia que opera os trens de longa distância.





Por que comprar as passagens online
Preciso reservar com antecedência? Geralmente, não, mas mesmo assim é quase sempre melhor comprar online porque:
(1) As máquinas de venda de passagem nas estações podem não existir ou, em existindo, serem difíceis de manejar.
(2) As filas dos guichês podem ser homéricas e brutalmente lentas, bem mais que no Brasil.
(3) Muitos dos funcionários são de meia-idade, e não falam bem inglês.
Já passei pela situação de quase perder o trem devido a uma fila lentíssima, e o que me salvou foi acessar o site e comprar a passagem online ali na própria fila. Foi simples assim.
A antecedência, portanto, pode ser de minutos. O que eu recomendo é reservar um dia ou dois antes — assim que você já tiver definido seu plano de viagem e souber que horas quer viajar.
Dito isso, se você antevir época de festas tipo o Natal, ou as férias de verão (junho-agosto), pode ser prudente garantir já o seu espaço, pois na Polônia se viaja também em pé caso já haja muita gente e você não tenha o seu assento marcado.
Se você estiver viajando em grupo e quiserem ir sentados juntos, também vale a pena reservar pelo menos uns dias antes. De qualquer modo, o site da InterCity informa como está a lotação do trem naquele momento, com base no numero de bilhetes já vendidos.

Como adquirir as passagens pelos sites oficiais
Há sites de empresas de turismo por aí afora que vendem passagens de trem para qualquer lugar da Europa. Pode ser conveniente, mas essa conveniência tem um custo adicional que você não vê e que costuma ser significativo.
As passagens de trem na Polônia são bastante baratas para o padrão europeu, e vale a pena usufruir de toda essa barateza comprando-as diretamente pelos sites oficiais. Eu aqui lhe indico como fazer.
PASSO 1: Pesquisar suas opções
É normal que haja vários trens por dia entre as principais cidades polonesas, mas às vezes esta disponibilidade é menor. Vale a pena se informar de antemão sobre quais as rotas existentes e os horários de partida.
Para isso, mt.rozklad-pkp.pl/en
A tradução em inglês não é fantástica, mas funciona. Só se lembre de pôr os nomes das cidades na forma como elas são escritas na Polônia: Warszawa em vez de Varsóvia, Kraków em vez de Cracóvia, Wroclaw em vez de Breslávia, e Rzeszów em vez de Resóvia. Entre outras.

PASSO 2: Registrar-se (ou não)
Se você for fazer várias viagens internas pela Polônia, vale muito a pena fazer logo um cadastro gratuito num ou mais dos sites ferroviários daqui, onde você fará as compras. Poupa tempo; em vez de ter que ficar preenchendo todos os casos a cada vez, tudo já estará lá preenchido.
O registro é muito simples. Informações pessoais mais um endereço de e-mail onde você receberá as passagens em PDF.
Eu diria que só não vale a pena se registrar se você for fazer apenas uma ou duas viagens. Na PolRegio, por exemplo. Na InterCity, eu me registrei e ficou super prático percorrer o país.
Os sites oficiais a que me refiro são: PolRegio (para trens exclusivamente regionais) e Intercity (para todos os demais). Os links aí já estão para as respectivas versões em inglês dos sites destas companhias.

PASSO 3: Fazendo a compra
Eu já comentei acima sobre usar os nomes originais das cidades polonesas. Não há grande mistério: se você quebrar muito a cuca para descobrir algum que eu não pus acima, abra algum artigo sobre a cidade na Wikipedia e descubra o nome original.
Os sites poloneses indicam os preços em zloty (PLN) e como vai a lotação do trem até aquele momento. É útil para saber se é preciso se apressar e comprar logo.
Não precisa se incomodar com os descontos. Pode adquirir bilhete normal para todos, mesmo idosos. Muitas vezes, sai elas por elas.
Escolhe-se a passagem, e se paga tudo sem problemas com cartão de crédito. Você verá que recebe uns três e-mails para cada compra: um para informar da compra, outro para detalhar a transação e preço, e um terceiro com o bilhete propriamente dito.
Não é preciso imprimir os bilhetes para nenhuma viagem doméstica. Eles têm QR code que a pessoa no trem irá ler com a máquina se passar verificando as passagens.
Algumas observações:
-
- Você não precisa pôr os nomes e detalhes de todos os passageiros, apenas de quem está comprando. Notará que no bilhete há um desenhinho de uma pessoa seguida de “x2” ou “x3” etc., informando a quantidade.
- Os bilhetes informam o vagão e seus assentos. De praxe, o sistema automaticamente põe as pessoas juntas — se ainda for possível diante da lotação do trem.
- Poucos condutores de trem checam sua identidade para ver se aquele é mesmo você, mas em tese isso é obrigatório, e alguns o fazem. Significa dizer que, mesmo que esteja num bate-e-volta, em tese deve ter o passaporte consigo caso peçam.

Amenidades a bordo
Necessidades básicas. Todos os trens poloneses têm banheiro digno (com vaso, papel etc., mesmo os regionais.) Claro que nem sempre está cheirando a perfume, e por vezes ocorre de estar sem sabão, etc., mas via de regra são banheiros “íveis”.
Comida. Os trens melhores (InterCity Premium e alguns expressos) têm vagão restaurante. Nos outros, de médio conforto, há um cidadão ou cidadã descendo o corredor com um carrinho de batata chips e café de qualidade reprovada. Mas serve como último recurso. Aceitam cartão.
Internet? Em geral, não. Nenhum deles têm wi-fi, exceto os pendolino InterCity Express Premium. Provavelmente, no futuro terão, mas melhor não contar com isso ainda.

Observações finais
Os trens poloneses por vezes atrasam, mas não mais que os suecos, por exemplo. Os atrasos que experimentei, ademais, costumaram ser de 20-30 minutos no máximo. Por via das dúvidas, melhor deixar certa gordura no seu tempo.
Nas estações, só ouvi anúncios em inglês em Cracóvia e Varsóvia. No mais, tudo em polonês, mas não hesite em perguntar a algum(a) jovem polonês ou polonesa, e eles são bastante prestativos, além de dominar suficientemente o inglês para lhe informar.
Uma observação final — para os que gostam de adrenalina — é que os trens poloneses, na maioria das vezes, deixam para chegar à plataforma em cima da hora. Raras foram as vezes em que pude entrar vários minutos antes do horário da partida. Era aquela expectativa pela chegada, e ao entrar, ele logo partia. Não bobeie demais procurando o seu vagão. Se não houver tempo, entre onde quer que for e depois procure pelos seus assentos.
Altas emoções. A Polônia o espera.

Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários.
De fato, melhorou muito. Em 2011 eu fui de Praga a Wroclaw, tive que trocar de trem na fronteira. O trem polonês tinha bancos de madeira.
Estou desde ontem tentando comprar 2 passagens pelo site da Intercity e não consigo finalizar.. Não aceita o pagamento de forma nenhuma.
O site da intercity não abre e nem consigo comprar alguns trechos como Varsóvia a Cracóvia e de Cracóvia a Bratislava.
Acredito que tenha sido algum problema temporário, Wagner. O site da Intercity (https://www.intercity.pl/en/) aqui está abrindo normalmente.
Muito obrigado pelas informações. Já visitei a Polônia mas não tinha essas informações. Muito bom o seu site, bem completo. Parabéns.