Turku 1 40
Finlândia

5 cidades para conhecer na Finlândia

A Finlândia não é assim um destino turístico por excelência, mas isso não quer dizer que ela não tenha das suas. lugares interessantes aqui, coisas antigas (até da Idade Média), coisas futuristas (que parecem vindas do século XXII), e paragens bonitas por ver.

Tampouco o país é frio o ano inteiro. Quase é, para os parâmetros brasileiros, mas entre junho e setembro os dias são longos, o sol pode abrir bonito, e entre julho e agosto pode até fazer calor. Vale a pena almejar essa época, ou então outubro caso você busque folhas de outono.

Ou venha no inverno e se esbanje de vez na neve e no clima da Lapônia, que é a região extremo norte da Finlândia e seus países vizinhos.

Neste post, eu destaco 5 cidades para você conhecer por aqui, talvez as mais buscadas de todas. Sem ordem de preferência. Em cada uma delas há links para os relatos completos de quando as visitei.

Page break 1

Helsinki 1 42
A Catedral de Helsinki com a estátua co czar russo Alexandre II.

1. Helsinki (ou Helsinque ou Helsínquia)

A capital finlandesa é um misto curioso de influências russas e suecas — os dois vizinhos que historicamente dominaram estas terras — absorvidas por um povo sui generis e de língua exótica. (O finlandês não é nem sequer uma língua indo-europeia, mas original dos Montes Urais perto da Sibéria).

Eu reitero o que tenho dito, que ela é talvez a capital menos badalada em toda a União Europeia, mas tem suas atrações: belas igrejas de época, algumas obras de arquitetura futurista, e uma fortaleza marítima que é tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade (Suomenlinna).

Você pode conferir os detalhes da minha andança por Helsinki aqui.

Page break 1

Turku 1 20
O medieval Castelo de Turku, do século XIII.

2. Turku

Turku é a cidade mais antiga de toda a Finlândia, e teria sido sua capital medieval se ela tivesse sido um país independente. Não era, era terreno do Reino da Suécia, que tinha em Turku a sua sede provincial.

Turku, que é uma cidade de médio porte na costa oeste do país, conserva até hoje o seu extenso castelo e uma catedral medieval também. Possui também um centrinho simpático onde passear. A saber, a foto de capa desta postagem é de lá.

Turku serve também de base para você conhecer Rauma — outro Patrimônio Mundial da Humanidade aqui da Finlândia.

Page break 1

Rauma 1 14
A medieval Igreja da Santa Cruz na cidade de Rauma, Finlândia.

3. Rauma

Quase tudo aqui na Finlândia é envolto na natureza, mas por vezes em História também. Rauma é uma tradicional cidade medieval de colonização dos frades franciscanos e que, com o comércio marítimo, se tornaria próspera nos séculos que passaram.

O resultado disso? Lindas casas coloridas dos séculos XVIII e XIX que seguem de pé, formando o maior centro histórico de madeira em todo o mundo nórdico.

É uma cidade pequena, mas que vale um bate-e-volta desde Turku para tomar um café e conhecer suas artes.

Page break 1

Porvoo 1 01
Rua no centro histórico de Porvoo, o bate-e-volta mais cotado a partir de Helsinki.

4. Porvoo

Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia, depois de Turku. Ela é pequena, com um centro histórico de poucas ruas em calçamento de pedras e casas de madeira. Tem uma catedral antiga e uma cênica beira-rio de casas vermelhas à margem da água. 

Em coisa de 1h você chega aqui de ônibus, num excelente bate-e-volta a partir de Helsinki, sobretudo se o tempo estiver bom. No meu caso, não estava, mas mesmo assim você vê a cidade e suas paragens.

Page break 1

Rovaniemi 1 16
Ou apele e venha logo à Lapônia no inverno, de preferência às vésperas do Natal.

5. Rovaniemi

Rovaniemi é a cidade aonde ir quando se trata de visitar a Lapônia finlandesa. A Lapônia é para estes Países Nórdicos um pouco o que a Patagônia é na América do Sul — uma região com identidade geográfica e cultural próprias, num extremo do continente, e que perpassa mais de um país.

Há parques e lugarejos a visitar aqui e ali, mas Rovaniemi é a cidade de porte aonde turistas vêm passear em trenó de cachorro, ver muita neve, e ter uma experiência ártica. O Círculo Polar Ártico passa bem aqui (e você pode obter até um certificado de tê-lo cruzado, coisa que está há alguns anos na minha coleção).

De quebra, há uma Vila do Papai Noel onde é Natal o ano inteiro, mas que naturalmente fica mais pitoresca de visitar no inverno. Você pode chegar aqui de avião ou tomando um trem noturno a partir de Helsinki.

Page break 1

Estes são 5 lugares da Finlândia que eu visitei de perto e posso recomendar a quem estiver interessado em vir aqui para conhecer um pouco mais do país. Se houver outros, podem sugerir!

No texto há os links para as respectivas postagens em cada lugar, com detalhes de como cheguei lá, mas havendo dúvidas, é só pôr nos comentários. 

Mairon Giovani
Cidadão do mundo e viajante independente. Gosta de cultura, risadas, e comida bem feita. Não acha que viajar sozinho seja tão assustador quanto costumam imaginar, e se joga com frequência em novos ambientes. Crê que um país deixa de ser um mero lugar no mapa a partir do momento em que você o conhece e vive experiências com as pessoas de lá.

One Reply to “5 cidades para conhecer na Finlândia

  1. Gostei de conhecer a Finlândia através dessas belas e interessantes postagens , meu jovem amigo viajante. Lindinhas as cidades. Lindas as casinhas coloridas, de madeira, os belos templos, os lugares paradisíacos de passear, os museus, as pracinhas etc e tal. A própria Helsinki é bonitinha.
    Belíssimas as rendas, provavelmente de bilros, semelhantes àquelas que são feitas aqui no NE do Brasil, sobretudo no Ceará.
    Meu coração bateu forte entretanto, por Rovaniemi. Amei essa postagem e esse recanto encantado com direito a Círculo Ártico e Papai Noel. Lindo demais. Adorei.
    Pouco ou nada conhecia dessa região. Somente algo sobre a Lapônia e o Papai Noel me eram familiar. Gostei muito.
    Valeu jovem viajante. Que venham mais belezas. Obrigada pelo passeio. Grande abraço. Lugares bonitos e interessantes são sempre bem-vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.