África Negra

Que se sabe da África? Natureza exuberante, e na parte humana uma grande terra plena de pobreza e fome onde habitam pessoas negras que no passado foram escravizadas. Acho que fica por aí a noção do brasileiro médio sobre a África, mesmo quem “alisou banco de colégio”, como diria a minha avó.

Nada ou quase nada ainda nos é ensinado sobre ela, exceto pela espoliação feita pelos europeus aqui. Muita gente, implicitamente, parece ainda abraçar aquela ideia europeia dos séculos XVIII e XIX de que a África era um continente a-histórico, sem História. A UNESCO décadas mais tarde deixaria claro que isso está longe de ser esse o caso, e publicou uma vasta coleção com milhares de páginas de História Geral da África em 8 volumes que você encontra também em português. (É de domínio público e você também pode acessar os calhamaços aqui.)

É uma diversidade humana e geográfica imensa — línguas, hábitos, comidas, etc. — que tentarei tratar de leve, aos poucos, no decorrer das minhas viagens.

Mapa da África Negra com seus quase 50 países e principais regiões. A África Ocidental em vermelho, a África Central em laranja, a África Austral em amarelo, e a África Oriental em azul. (Esta última, neste mapa, inclui o chamado Chifre da África, que às vezes é categorizado separadamente por razões históricas.) Os demais países africanos ao norte como Marrocos, Egito e outros você acessa na seção sobre Países Árabes.

Nesta seção estão os relatos de viagem pela dita África Negra, também conhecida como Sub-Saariana — embora este último termo seja eurocêntrico, com a ideia de que o sul está “abaixo” e eles do norte, acima. Eu prefiro África Negra, um termo que remonta à Antiguidade. O termo passou por um período de desuso, e agora vem ganhando uma ressignificação afirmativa.  

É dos lugares mais memoráveis que já visitei. Por razões boas e ruins. Os detalhes eu deixo que vocês descubram através dos relatos nos próprios posts.

Abaixo, os países africanos já visitados. Clique nas fotos e será direcionado aos posts de cada um.


África do Sul

Uma terra de muitos contrastes, mesmo após o apartheid. Das cores de Johannesburgo às heranças de Nelson Mandela em Soweto e mais.

Jo'burg 01

 

Etiópia

Muito mais que a fome. Um país histórica e culturalmente riquíssimo, dos primeiros reinos cristãos do mundo, berço do café, e terra de lindas paisagens.

 

Lesoto

Um país que muitos nem sabem que existe. Encravado na África do Sul, o soberano Lesoto foi a minha primeira vez na África. Inesquecível. Diferente. Seco e marcante. 

Lesoto aereo 02

 

Madagascar

O país real da famosa animação. Um lugar de biodiversidade única e curiosidades culturais inimagináveis. Onde eu até jantei com ministros e o presidente. 

Madagascar 2-05

 

Tanzânia

Terra do Monte Kilimanjaro, o maior da África. Do Parque Nacional do Serengeti, com suas infinitas savanas mostradas no canal Discovery. Da ilha antigo Sultanato de Zanzibar com seus mares azuis na costa, e muito mais.