Américas

As Américas, ou o Novo Mundo, continuam sendo dos lugares ainda menos desbravados do planeta.

Diferentemente da Ásia ou da Europa, aqui ainda se encontram selvas e bosques indomados como na Amazônia ou no Canadá; montanhas selvagens como nos Andes ou nas Rochosas; desertos surreais como o Atacama; e lugares remotos e imaginativos como a Patagônia ou as Ilhas Galápagos (Equador).

Não podemos nos esquecer de toda a riqueza cultural histórica também das civilizações ancestrais das Américas, seus mais antigos habitantes e que até hoje lhes dão cor. Há uma tag especial Ameríndios com todos os posts que os abordam de forma mais direta. 

Abaixo estão todos os países americanos de onde já relatei viagens. Clicando nas fotos você chega à lista de posts do país correspondente.


Argentina

Buenos Aires, Bariloche, os vinhos de Mendoza, e a Patagônia no extremo sul do continente. Temos aqui as crônicas no segundo maior país sul-americano.

 

Bolívia

Um dos países mais autênticos do mundo, com riquezas dos aimaras e outros indígenas. Muito chá de coca para lidar com a altitude elevada, e descobertas culturais e históricas.

La paz 2-01

 

Brasil

Posts especiais de algumas experiências marcantes em lugares da nossa Terra Brasilis. 

Terra Pataxo 1-13

 

Canadá

Uma avaliação das coisas que mais gostei (e das que menos gostei) dos anos em que morei lá.

Banff 03

 

Chile

Santiago, cerros, Ilha de Páscoa, Patagônia e San Pedro de Atacama. Coisas já visitadas e outras ainda por conhecer.

Santiago 1-01c

 

Colômbia

Das ruas coloniais de Cartagena das Índias à capital Bogotá neste país sul-americano repleto de cultura. 

 

El Salvador

País centro-americano com seus segredos, naturais e culturais. Da perigosa capital San Salvador a alguns recantos do interior.

 

Equador

País de culturas amazônica, andina, e do Oceano Pacífico. Combina as montanhas e suas lhamas, as maravilhosas Ilhas Galápagos, e Quito, a capital mais pitoresca da América do Sul, primeiro centro histórico tombado pela UNESCO.

 

Guatemala

Dos países mais pitorescos do mundo, com povoados Maya entre lagos, vulcões e florestas. Da singela cidade histórica de Antígua Guatemala à portentosas ruínas de Tikal. Notável país centro-americano.

 

Honduras

Belezas naturais, culturais e históricas nesta que foi a original República das Bananas na América Central.

 

México

Poucos países se comparam ao México em riqueza cultural, histórica e gastronômica. Das pirâmides do sol e da lua em Teotihuacán, à Basílica de N.S. de Guadalupe, aos segredos da origem do chocolate, com legados dos mayas, astecas, zapotecas e tantos mais. Um dos meus destinos favoritos na América Latina.

Teotihuacan 1-17

 

Panamá

Riqueza histórica pouco conhecida e sua sociedade atual, neste país centro-americano do canal mais emblemático do mundo. Elo entre os oceanos Atlântico e Pacífico, da América do Norte e Central à do Sul.

 

Peru

Grande legado dos incas, com a sensacional Machu Picchu, Cusco, o Vale Sagrado e outros recantos. Além da saborosa culinária peruana em Arequipa e dos contrastes da capital Lima.

Machu Picchu 1-01