You are here
Home > Cáucaso
Países na região do Cáucaso.

Por anos eu ouvi a falar em caucasiano (ou caucasóide) sem saber de onde as palavras vinham. A região do Cáucaso eu só fui ser capaz de localizar no mapa muito tempo depois.

O Cáucaso fica no extremo leste da Europa, no corredor de terra que liga a Rússia à Turquia e ao Irã por entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Uma parte do mundo à qual nós no Ocidente pouco atentamos, mas nem por isso menos importante. 

Fica sempre a pergunta se ali ainda é Europa. É? De acordo com a definição mais aceita de Europa, sim. 

Mapa da Europa inteira, tudo que está em cinza. A ideia de ver essa grande massa de terra como *dois* continentes foi dos gregos antigos. É algo muito mais histórico e cultural que propriamente geográfico. Atualmente, convencionou-se ter como fronteiras da Europa: os Montes Urais na Rússia, o Mar Cáspio a leste do Cáucaso, e o Estreito do Bósforo em Istambul.

O Cáucaso é uma região de grandes montanhas, e por séculos serviram de fronteira natural entre os russos ao norte e os impérios islâmicos (turco otomano e persa) ao sul. Ainda hoje é uma região disputada. Aí estão a Chechênia, que continua a ser uma província da Rússia, e as três antigas repúblicas soviéticas que adquiriram soberania no começo dos anos 1990: Armênia, Azerbaijão, e Geórgia. Apesar da distância, os cidadãos desses países se veem eminentemente como europeus (e ficam irritados se você os contrariar).

Montanhas do Cáucaso, na Geórgia.

No século XIX e começo do XX, com o racismo científico, os europeus estavam ocupadíssimos teorizando sobre distintas raças e suas origens. Hoje em dia, estudos genéticos, antropológicos e arqueológicos sobre a evolução humana e suas migrações pré-históricas já jogaram aquilo por terra — ainda que elas permaneçam em muito do senso comum. O termo “caucasiano”, portanto, permanece em muitas línguas para designar pessoas de feições europeias.

Mas aqui no Cáucaso o que você vai encontrar mesmo são países interessantes que conseguiram se tornar independentes e que hoje misturam influências culturais tanto do Oriente Médio quanto do Leste Europeu. De certa forma, você se sente numa encruzilhada do mundo, tão próximo assim de tantas civilizações distintas.

Abaixo, clicando nas respectivas fotos, você chega aos relatos dos países do Cáucaso que eu já visitei.


Armênia

Tradição ao extremo, neste pequeno país de projeção mundial graças à sua diáspora. Mosteiros, igrejas de pedra em meio às montanhas, e uma capital (Erevan) surpreendentemente elegante e moderna. 

 

Geórgia

Charmoso país numa encruzilhada de civilizações, entre os persas, russos e turcos — no que é ainda considerado o extremo da Europa. As altas Montanhas do Cáucaso em lindas paisagens, ao lado de igrejas antigas, ótima gastronomia, e a charmosa capital Tbilisi.

 

Top