Europa, o continente campeão do turismo no mundo.
A prosperidade europeia dos últimos 500 anos permitiu-lhe exibir suas diversidades — de línguas, de culturas, de riquezas. É o continente que eu mais visitei até agora, em número de países e de cidades. Como há uma enorme diversidade cultural e densidade em cidades históricas, ainda há mais por ver e contar.
Já são em torno de 40 países europeus relatados aí abaixo, inclusos alguns pouco conhecidos e fora das rotas habituais dos brasileiros, como Eslovênia ou Bielorrússia. Os outros virão.
Clicando nas fotos você chega ao respectivo país europeu.
Albânia
Montanhas, costa marinha, história turbulenta. Um dos raros países de maioria muçulmana da Europa, e talvez o país mais subestimado do continente.
Alemanha
Terra de Goethe, Bach e Beethoven; do Oktoberfest e do Muro de Berlim. Cidadezinhas lindas, recantos medievais, gastronomia rica de quitutes, e muita coisa histórica.
Armênia
Tradição ao extremo, neste pequeno país de projeção mundial graças à sua diáspora. Mosteiros, igrejas de pedra em meio às montanhas, e uma capital (Erevan) surpreendentemente elegante e moderna.
Áustria
Glamour imperial, tradição e charme na capital Viena (principal referência cultural da Europa Central), nos Alpes de Innsbruck, e em outras paragens como Salzburgo, a cidade de Mozart.
Bélgica
Sabores de chocolate, cervejas e outras guloseimas no país metade francófono e metade flamengo. Canais de Brugge, Ghent, outras cidades pitorescas, e a capital da Europa: Bruxelas.
Bielorrússia
A última ditadura da Europa, um resquício soviético em pleno século XXI. Lugar muito particular e curioso, que parece ser uma viagem no tempo.
Bósnia e Herzegovina
Um dos países mais bonitos da Europa, e pouco conhecido. Junte o peso histórico de Sarajevo às belas cidades de origem turco-otomana no interior, com uma dose de natureza na forma de montanhas, rios e cachoeiras.
Bulgária
Um dos países de cristianismo ortodoxo no leste europeu. Lugar de montanhas, mosteiros reclusos, igrejas bizantinas, cidadezinhas pitorescas e história bem pouco conhecida.
Chipre
O país mediterrâneo dividido entre uma metade turca e outra grega. Dois países numa ilha, e uma capital (Nicosia) ainda dividida à là Berlim. Dois sabores em um.
Croácia
Atualmente o veraneio mais cotado da Europa. Uma sóbria capital com cheiro de Europa Central somada a uma deliciosa costa no Mar Adriático, oposta à Itália. Cidades com legado romano, mar azul, e jóias como Dubrovnik.
Dinamarca
Copenhague, a capital dinamarquesa, em suas várias estações, e outras paragens menos conhecidas deste que é talvez o mais vibrante de todos os países nórdicos.
Escócia (Reino Unido)
A Escócia é parte do Reino Unido, mas diferente da Inglaterra. Terra dos uísques, do charme medieval de Edimburgo e dos kilts, as tradicionais “saias” escocesas.
Eslovênia
Uma das jóias da Europa aos poucos sendo descoberta. Lagos, cavernas, e a bela e singela capital, Ljubljana.
Espanha
Andaluzia, Barcelona, Valencia e mais. Dos espetáculos mouros de Granada e Al-Hambra às noites catalãs, ao flamenco de Sevilha, à mesquita-catedral de Córdoba ao “pescadito frito” em Málaga.
Estônia
A magnífica e medieval Tallinn, os segredos da Estônia criadora do Skype e do TransferWise com sua tecnologia de ponta, neste lugar quieto dos parentes dos finlandeses.
Finlândia
País nórdico, da simples Helsique, de pessoas sóbrias, e — é claro — da Lapônia, a lendária terra do Papai Noel que realmente existe.
França
La France, a terra que é de Paris e todos os seus charmes, mas também de Estrasburgo, Lyon, Nantes e muitos outros lugares belos menos visitados.
Geórgia
Charmoso país numa encruzilhada de civilizações, entre os persas, russos e turcos — no que é ainda considerado o extremo da Europa. As altas Montanhas do Cáucaso em lindas paisagens, ao lado de igrejas antigas, ótima gastronomia, e a charmosa capital Tbilisi.
Grécia
Onde legados da Antiguidade (como a imponente acrópole de Atenas) se misturam à simpática atualidade de buzukis, música, gente animada, ilhas pitorescas e muito mais.
Holanda
Flores, moinhos de vento, canais. A implacável Amsterdã, cidade das liberdades, e as singelas cidades holandesas menores, com suas paisagens e seu casario bem preservado.
Hungria
Um dos países mais excepcionais da Europa, de língua e cultura bastante distintas. Da espetacular Budapeste, uma das capitais europeias mais em ascensão, ao interior menos conhecido do país.
Ilhas Faroe
Vinculadas à coroa dinamarquesa, mas fora da Dinamarca e da União Europeia. As Ilhas Faroe são bravias ilhas autônomas do Mar do Norte, com seus rochedos, escarpas e paisagens bucólicas.
Inglaterra (Reino Unido)
Terra dos Beatles, de Londres e de Liverpool. Dos pubs, mas também de excelentes museus gratuitos, de parques, e dos palácios de Buckingham e Windsor.
Irlanda
A terra herdada dos celtas. Dos pubs de Dublin, das ruelas de pedra de Galway e da tranquilidade serena de Connemara. Um lugar com uma aura mágica.
Islândia
Um dos recém-descobertos destinos da Europa, terra de escarpas, cachoeiras, fenômenos geológicos e gente tranquila. Um destino como nenhum outro.
Itália
A diversa, pitoresca e gastronômica Itália. Uma multitude de lugares. Dos canais de Veneza às artes de Florença às pizzas de Nápoles aos segredos sicilianos.
Kosovo
O mais novo país da Europa. Devastado pela guerra e ainda muito pobre, mas com sua herança turco-otomana e outras belezas pouco conhecidas.
Letônia
A Letônia da sua capital Riga, a dita “cidade da inspiração” e principal metrópole de todos os Países Bálticos. Uma joia de Art Nouveau, maneirismo, e outras formas de arte e alegria com sua História entre germânicos e russos.
Liechtenstein
Principado soberano encravado nos Alpes entre a Áustria e a Suíça, Liechtenstein é um resquício medieval transformado em paraíso fiscal na Europa.
Lituânia
Um dos meus países favoritos na Europa, com sua gente alegre, belas cidades históricas, um toque de influência centro-europeia na tradição báltica.
Luxemburgo
Um dos pequenos segredos europeus. Um principado entre a França, a Bélgica e a Alemanha. Terra de castelos antigos, tradições, e muitos falantes de português.
Macedônia
Das muitíssimas homenagens a Alexandre, o Grande, à bucólica Ohrid, à beira de um lago. Um país simples, simpático e curioso.
Malta
O país mais ao sul em toda a Europa, em meio às belíssimas águas do Mar Mediterrâneo, com ruelas pacatas, a Ilha de Gozo, e o legado dos famosos Cavaleiros Hospitalários da ordem da cruz de Malta.
Montenegro
O antigo Principado da Montanha Negra, um simples mas belo país europeu na costa acidentada do Mar Adriático. Lindas vistas e bons preços.
Noruega
Fiordes, montanhas, e rios que gelam no inverno. A Noruega é repleta de paisagens lindas por toda parte, muita natureza, e algumas cidades tradicionais. Segredos do mais rico país da Europa.
Polônia
O maior dos países eslavos dentro da União Europeia, da famosa capital Varsóvia, da lendária e medieval Cracóvia, de Gdansk e seu histórico “corredor polonês”, e de simpáticas cidadezinhas menos conhecidas onde nasceram ilustres como Copérnico e outros.
Portugal
Um dos países mais tradicionais da Europa e dos mais interessantes. Alma mater do Brasil. Repleto de recantos lindos, gastronomia boa, música, e muitas histórias.
Romênia
Um país muito mais impressionante do que a maioria imagina. Das encantadas colinas verdes e quietas cidadezinhas históricas da Transilvânia, aos bulevares da capital Bucareste, às praias mais divertidas da Europa.
Rússia
O maior país do mundo. A Praça Vermelha de Moscou, as catedrais de jujuba e os palácios imperiais de São Petersburgo são apenas o começo. Há toda uma extensão continental transiberiana repleta de segredos.
San Marino
A mais antiga república do mundo ainda em existência. Um belo enclave soberano de aspecto medievalesco no seio da Itália. Vale conhecer.
Sérvia
O maior país a estar no miolo da Europa e não fazer parte da União Europeia. Legados turcos, austríacos, e da antiga Iugoslávia. Belgrado e mais.
Suécia
Terra da maior cidade nórdica (Estocolmo), de aurora boreal, de costas e casas escandinavas pitorescas, além de — pra quem mora — grande equidade de gênero e uma vida equilibrada entre trabalho e descanso.
Tchéquia
Coração da Europa, com a medieval Praga (das capitais melhor preservadas no continente) e outras cidades de época. A igreja de ossos em Kutná Hora, o jardim de Mendel em Brno, e mais.
Ucrânia
Um dos maiores países da Europa, com a grande Kiev, mosteiros ortodoxos e muita coisa pouco conhecida no Brasil.
Vaticano
O coração soberano de Roma, sítio de tesouros artísticos incalculáveis do Renascimento italiano. Da Capela Sistina, da Basílica de São Pedro, e outros.