You are here
Home > Europa

Eis o continente que eu mais visitei até agora, em número de países. Mas como é um continente muito rico em diversidade cultural e denso em cidades históricas, o que não falta é coisa ainda por ver e contar. 

Tenho dado prioridade a relatar lugares menos conhecidos e fora das rotas habituais dos brasileiros, como Luxemburgo, Malta, Eslovênia ou a Bielorrússia — mas os outros virão.

Clicando nas fotos você chega ao respectivo país europeu.


Albânia

Montanhas, costa marinha, história turbulenta. Um dos raros países de maioria muçulmana da Europa, e talvez o país mais subestimado do continente.

 

Alemanha

Terra de Goethe, Bach e Beethoven; do Oktoberfest e do Muro de Berlim. Cidadezinhas lindas, recantos medievais, gastronomia curiosa e muita coisa histórica.

Bonn 1-02

 

Armênia

Tradição ao extremo, neste pequeno país de projeção mundial graças à sua diáspora. Mosteiros, igrejas de pedra em meio às montanhas, e uma capital (Erevan) surpreendentemente elegante e moderna. 

 

Bielorrússia

A última ditadura da Europa, um resquício soviético em pleno século XXI. Lugar muito particular e curioso, que parece ser uma viagem no tempo. 

Minsk 1-01

 

Bósnia e Herzegovina

Um dos países mais bonitos da Europa, e pouco conhecido. Junte o peso histórico de Sarajevo às belas cidades de origem turco-otomana no interior, com uma dose de natureza na forma de montanhas, rios e cachoeiras.

Mostar 1-11

 

Bulgária

Um dos países de cristianismo ortodoxo no leste europeu. Lugar de montanhas, mosteiros reclusos, igrejas bizantinas, cidadezinhas pitorescas e história bem pouco conhecida.

Sofia 1-15

 

Chipre

O país mediterrâneo dividido entre uma metade turca e outra grega. Dois países numa ilha, e uma capital (Nicosia) ainda dividida à là Berlim. Dois sabores em um. 

 

Croácia

Atualmente o veraneio mais cotado da Europa. Uma sóbria capital com cheiro de Europa Central somada a uma deliciosa costa no Mar Adriático, oposta à Itália. Cidades com legado romano, mar azul, e jóias como Dubrovnik.

Split 1-18

 

Escócia (Reino Unido)

A Escócia é parte do Reino Unido, mas diferente da Inglaterra. Terra dos uísques, do charme medieval de Edimburgo e dos kilts, as tradicionais “saias” escocesas.

 

Eslovênia

Uma das jóias da Europa aos poucos sendo descoberta. Lagos, cavernas, e a bela e singela capital, Ljubljana.

Ljubljana 2-13

 

Espanha

Andaluzia, Barcelona, Valencia e mais. Dos espetáculos mouros de Granada e Al-Hambra às noites catalãs, ao flamenco de Sevilha, à mesquita-catedral de Córdoba ao “pescadito frito” em Málaga.

Sevilha 1-10

 

Finlândia

País nórdico, da simples Helsique, de pessoas sóbrias, e — é claro — da Lapônia, a lendária terra do Papai Noel que realmente existe. 

Rovaniemi 1-16

 

França

La France, a terra que é de Paris e todos os seus charmes, mas também de Estrasburgo, Lyon, Nantes e muitos outros lugares belos menos visitados.

Quimper 1-01

 

Geórgia

Charmoso país numa encruzilhada de civilizações, entre os persas, russos e turcos — no que é ainda considerado o extremo da Europa. As altas Montanhas do Cáucaso em lindas paisagens, ao lado de igrejas antigas, ótima gastronomia, e a charmosa capital Tbilisi.

 

Grécia

Onde legados da Antiguidade (como a imponente acrópole de Atenas) se misturam à simpática atualidade de buzukis, música, gente animada, ilhas pitorescas e muito mais.

Santorini 1-01

 

Holanda

Flores, moinhos de vento, canais. A implacável Amsterdã, cidade das liberdades, e as singelas cidades holandesas menores, com suas paisagens e seu casario bem preservado.

Gouda 1-01

 

Hungria

Um dos países mais excepcionais da Europa, de língua e cultura bastante distintas. Da espetacular Budapeste, uma das capitais europeias mais em ascensão, ao interior menos conhecido do país.

 

Inglaterra (Reino Unido)

Terra dos Beatles, de Londres e de Liverpool. Dos pubs, mas também de excelentes museus gratuitos, de parques, e dos palácios de Buckingham e Windsor.  

 

Irlanda

A terra herdada dos celtas. Dos pubs de Dublin, das ruelas de pedra de Galway e da tranquilidade serena de Connemara. Um lugar com uma aura mágica.

Oeste irlandes 1-01

 

Islândia

Um dos recém-descobertos destinos da Europa, terra de escarpas, cachoeiras, fenômenos geológicos e gente tranquila. Um destino como nenhum outro.

 

Itália

A diversa, pitoresca e gastronômica Itália. Uma multitude de lugares. Dos canais de Veneza às artes de Florença às pizzas de Nápoles aos segredos sicilianos. 

Napoli 1-01

 

Kosovo

O mais novo país da Europa. Devastado pela guerra e ainda muito pobre, mas com sua herança turco-otomana e outras belezas pouco conhecidas. 

 

Luxemburgo

Um dos pequenos segredos europeus. Um principado entre a França, a Bélgica e a Alemanha. Terra de castelos antigos, tradições, e muitos falantes de português.

Luxemburgo 1-22

 

Macedônia

Das muitíssimas homenagens a Alexandre, o Grande, à bucólica Ohrid, à beira de um lago. Um país simples, simpático e curioso.

 

Malta

O país mais ao sul em toda a Europa, em meio às belíssimas águas do Mar Mediterrâneo, com ruelas pacatas, a Ilha de Gozo, e o legado dos famosos Cavaleiros Hospitalários da ordem da cruz de Malta.

Malta 3-14

 

Montenegro

O antigo Principado da Montanha Negra, um simples mas belo país europeu na costa acidentada do Mar Adriático. Lindas vistas e bons preços.

Kotor 1-14

 

Portugal

Um dos países mais tradicionais da Europa e dos mais interessantes. Alma mater do Brasil. Repleto de recantos lindos, gastronomia boa, música, e muitas histórias.

Porto 213

 

Romênia

Um país muito mais impressionante do que a maioria imagina. Das encantadas colinas verdes e quietas cidadezinhas históricas da Transilvânia, aos bulevares da capital Bucareste, às praias mais divertidas da Europa.

Transylvania 1-06

 

Rússia

O maior país do mundo. A Praça Vermelha de Moscou, as catedrais de jujuba e os palácios imperiais de São Petersburgo são apenas o começo. Há toda uma extensão continental transiberiana repleta de segredos.

St Petersburg 3-17

 

San Marino

A mais antiga república do mundo ainda em existência. Um belo enclave soberano de aspecto medievalesco no seio da Itália. Vale conhecer.

 

Sérvia

O maior país a estar no miolo da Europa e não fazer parte da União Europeia. Legados turcos, austríacos, e da antiga Iugoslávia. Belgrado e mais.

 

Ucrânia

Um dos maiores países da Europa, com a grande Kiev, mosteiros ortodoxos e muita coisa pouco conhecida no Brasil.

Kiev 5-04

 

Vaticano

O coração soberano de Roma, sítio de tesouros artísticos incalculáveis do Renascimento italiano. Da Capela Sistina, da Basílica de São Pedro, e outros.

 

Top