You are here
Home > Europa > Bálcãs

Os Bálcãs são uma das regiões mais interessantes da Europa. Esse sudeste do continente é a sua parte mais pobre, mas talvez em parte por isso seja das mais autênticas.

Aqui, via de regra, você não encontra aquelas metrópoles repletas de turistas como Paris, Barcelona ou Roma, mas — exceto pela joia turística Dubrovnik, na Croácia — em geral cidades menores cheias de personalidade própria, moradores reais, e prazeres simples. 

Tida pelos próprios europeus como uma zona meio “selvagem” do continente, a região dos Bálcãs é para aqueles que procuram autenticidade e não se importam de encarar uma infraestrutura mais básica, mais parecida à nossa do Brasil que à da Europa Ocidental.

Curiosamente, é talvez a região da Europa sobre a qual menos aprendemos no Brasil. Esses países não são todos iguais, embora compartilhem um “caldo cultural” marcado pelo encontro de religiões (católicos, ortodoxos, e muçulmanos) e pela rica herança turca, dos séculos em que esta região toda foi parte do Império Turco Otomano. O próprio nome vem da língua turca: Balkan, “cadeia de montanhas com bosques.”

Há muito a descobrir. Das cidadezinhas da Transilvânia na Romênia, aos mosteiros e cidades históricas da Bulgária, à costa da Croácia, à inesquecível Sarajevo e muito mais.

Se você estiver atrás de dicas práticas para viajar nesta região, visite este post aqui. Se você deseja navegar pelas minhas crônicas nos vários países balcânicos, é só clicar nas respectivas fotos na lista abaixo.


Albânia

Montanhas, costa marinha, história turbulenta. Um dos raros países de maioria muçulmana da Europa, e talvez o país mais subestimado do continente.

 

Bósnia e Herzegovina

Um dos países mais bonitos da Europa, e pouco conhecido. Junte o peso histórico de Sarajevo às belas cidades de origem turco-otomana no interior, com uma dose de natureza na forma de montanhas, rios e cachoeiras.

Mostar 1-11

 

Bulgária

Um dos países de cristianismo ortodoxo no leste europeu. Lugar de montanhas, mosteiros reclusos, igrejas bizantinas, cidadezinhas pitorescas e história bem pouco conhecida.

Sofia 1-15

 

Croácia

Atualmente o veraneio mais cotado da Europa. Uma sóbria capital com cheiro de Europa Central somada a uma deliciosa costa no Mar Adriático, oposta à Itália. Cidades com legado romano, mar azul, e jóias como Dubrovnik.

Split 1-18

 

Kosovo

O mais novo país da Europa. Devastado pela guerra e ainda muito pobre, mas com sua herança turco-otomana e outras belezas pouco conhecidas. 

 

Macedônia

Das muitíssimas homenagens a Alexandre, o Grande, à bucólica Ohrid, à beira de um lago. Um país simples, simpático e curioso.

 

Montenegro

O antigo Principado da Montanha Negra, um simples mas belo país europeu na costa acidentada do Mar Adriático. Lindas vistas e bons preços.

Kotor 1-14

 

Romênia

Um país muito mais impressionante do que a maioria imagina. Das encantadas colinas verdes e quietas cidadezinhas históricas da Transilvânia, aos bulevares da capital Bucareste, às praias mais divertidas da Europa.

Transylvania 1-06

 

Sérvia

O maior país a estar no miolo da Europa e não fazer parte da União Europeia. Legados turcos, austríacos, e da antiga Iugoslávia. Belgrado e mais.

 

Top