Países Nórdicos

Nordic countries

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Países Nórdicos são o que há de mais ao norte em toda a Europa. Esse é um nome que os representa melhor que Escandinávia, cujo significado mais preciso abarca apenas Dinamarca, Suécia e Noruega (países de idiomas muito parecidos e História entrelaçada, do tempo dos vikings). Scandinavia, como o nome Scania (sul da Suécia, aquele ponto onde o mar faz uma curva), são nomes registrados desde a Roma antiga que vêm de línguas germânicas para significar algo como “águas traiçoeiras” naquele ponto.

Hoje, o nome Escandinávia se tornou muito mais uma designação etnolinguística para caracterizar os povos e culturas descendentes dos vikings, Dinamarca, Suécia e Noruega. A Islândia, povoada por eles durante a Idade Média, às vezes também entra na caracterização de Escandinávia, embora mais distante. O mesmo para as Ilhas Faroe, vinculadas à coroa dinamarquesa, mas oficialmente fora da Dinamarca e de identidade cultural própria. Já a Finlândia, um país nórdico com certeza, pertence a um grupo étnico e linguístico que nada tem a ver com os vikings medievais. Os finlandeses têm origem nos Montes Urais, hoje no meio da Rússia, e são muito ciosos de sua identidade distinta.

Países Nórdicos, portanto, é a designação mais abrangente. São países muito peculiares, com seus povos quietos e sua natureza de rochas, fiordes, florestas e — se você vier no inverno — sim, muita neve. Vale a pena visitá-los tanto nessa estação quanto em outras, pois o frio não é o ano todo e esses países, estando em latitudes tão elevadas, têm verões bem iluminados e algumas noites em que o sol jamais se põe.

Clicando nas fotos abaixo você é levado aos respectivos países nórdicos.


Dinamarca

Copenhague, a capital dinamarquesa, em suas várias estações, e outras paragens menos conhecidas deste que é talvez o mais vibrante de todos os países nórdicos. 

Copenhague outono 1 23

 

Finlândia

País nórdico, da simples Helsique, de pessoas sóbrias, e — é claro — da Lapônia, a lendária terra do Papai Noel que realmente existe. 

Rovaniemi 1-16

 

Ilhas Faroe

Vinculadas à coroa dinamarquesa, mas fora da Dinamarca e da União Europeia. As Ilhas Faroe são bravias ilhas autônomas do Mar do Norte, com seus rochedos, escarpas e paisagens bucólicas.Ilhas Faroe 1 41

 

Islândia

Um dos recém-descobertos destinos da Europa, terra de escarpas, cachoeiras, fenômenos geológicos e gente tranquila. Um destino como nenhum outro.

Islandia 3 08

 

Noruega

Fiordes, montanhas, e rios que gelam no inverno. A Noruega é repleta de paisagens lindas por toda parte, muita natureza, e algumas cidades tradicionais. Segredos do mais rico país da Europa.

Norway in a Nutshell 1 17

 

Suécia

Terra da maior cidade nórdica (Estocolmo), de aurora boreal, de costas e casas escandinavas pitorescas, além de — pra quem mora — grande equidade de gênero e uma vida equilibrada entre trabalho e descanso.

Estocolmo 1 01