You are here
Home > Europa > Reino Unido & Irlanda

 

O Reino Unido e a Irlanda são regiões sui generis da Europa. Primeiro de tudo, por serem ilhas numa região predominantemente continental. Separados do restante da Europa pelo mar, eles próprios costumam diferenciar-se chamados os outros de “continentais” (é daí que vem designações como, por exemplo, “café da manhã continental”, se você não sabia).

Houve um tempo em que tudo isso era um só país. Até 1921, existia o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. (A Grã-Bretanha é a ilha maior.) A maior parte da Irlanda se separou do jugo inglês numa guerra de independência, e ficou o que temos hoje: O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, a área amarela no mapa. 

Toda essa região mistura a herança antiga dos celtas, com inputs romanos e anglo-saxões aqui e ali. Lugar dos pubs, de ruínas medievais e costas acidentadas.

Para efeitos práticos, eu separei as várias partes integrantes do Reino Unido, pois elas gozam de certa autonomia e têm personalidades culturais distintas. Clicando nas fotos, você chega aos respectivos países.


Escócia (Reino Unido)

A Escócia é parte do Reino Unido, mas diferente da Inglaterra. Terra dos uísques, do charme medieval de Edimburgo e dos kilts, as tradicionais “saias” escocesas.

 

Inglaterra (Reino Unido)

Terra dos Beatles, de Londres e de Liverpool. Dos pubs, mas também de excelentes museus gratuitos, de parques, e dos palácios de Buckingham e Windsor.  

 

Irlanda

A terra herdada dos celtas. Dos pubs de Dublin, das ruelas de pedra de Galway e da tranquilidade serena de Connemara. Um lugar com uma aura mágica.

Oeste irlandes 1-01

 

 

Top