You are here
Home > Europa > Rússia, Ucrânia & Bielorrússia

Esta, sim, é a verdadeira Europa do Leste. Países que muita gente tem até dificuldade em lembrar que é Europa, mas é. Pelo menos até os Montes Urais, no miolo da Rússia, onde sua dimensão asiática se inicia — para estender-se até o Oceano Pacífico.

Assim como os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), as repúblicas do Cáucaso (Armênia, Geórgia e Azerbaijão), e as repúblicas centro-asiáticas (dos “stão”), Bielorrússia (às vezes chamada no seu nome original de Belarus) e Ucrânia compunham com a Rússia a finada União Soviética. De todos os ex-componentes daquela entidade, no entanto, russos, bielorrussos e ucranianos são os mais aparentados.

Seus traços eslavos se misturam ao Cristianismo Ortodoxo (com suas igrejas com domos de cebola ou coloridos como jujuba) e às heranças do comunismo (ainda presente no caso da Bielorrússia).

Essa é uma área onde viajar sem falar russo é um desafio, sobretudo se você se distanciar das grandes cidades de Kiev, Moscou e São Petersburgo. Mas são desafios muito recompensadores. Clicando nas fotos você alcança os meus relatos de viagem nos respectivos países.


Bielorrússia

A última ditadura da Europa, um resquício soviético em pleno século XXI. Lugar muito particular e curioso, que parece ser uma viagem no tempo. 

Minsk 1-01

 

Rússia

O maior país do mundo. A Praça Vermelha de Moscou, as catedrais de jujuba e os palácios imperiais de São Petersburgo são apenas o começo. Há toda uma extensão continental transiberiana repleta de segredos.

St Petersburg 3-17

 

Ucrânia

Um dos maiores países da Europa, com a grande Kiev, mosteiros ortodoxos e muita coisa pouco conhecida no Brasil.

Kiev 5-04

Top