You are here
Home > Oceania
A Oceania, no Oceano Pacífico.

A Oceania é aquele continente que muitos até esquecem que existe — ou pensam que se limita à Nova Zelândia e à Austrália. Ledo engano.

A Oceania é um universo de nações belíssimas e culturalmente muito ricas, banhadas pelo Oceano Pacífico. A Austrália é, certamente, o seu grande pólo econômico, seguida da Nova Zelândia, mas há ainda uma miríade de outros países menores, como Fiji, Samoa, Tonga, Vanuatu, Papua Nova-Guiné, Ilhas Salomão, e uma diversidade de outros países autônomos mas não soberanos, como a Nova Caledônia e o Taiti, ambos controlados à distância pela França.

As ilhas da Oceania se enquadram em três grandes grupos: a Polinésia (“muitas ilhas”), a Micronésia (“ilhas pequenas”), e a Melanésia (“ilhas negras”, em referência à cor da pele de seus habitantes). Claro, esses nomes não são meramente descritivos das ilhas: eles se referem a grupos etno-culturais distintos, que eu vim a conhecer nas minhas andanças por esses remotos países.

São culturas fascinantes, em ambientes naturais ainda bem conservados e belíssimos. Mais que apenas praias e coqueiros, há cachoeiras, montanhas e vales nessas ilhas. De quebra, pessoas muito calorosas.

Abaixo, clicando nas fotos chega aos relatos no país oceânico correspondente. 


Fiji

Um dos maiores destinos turísticos da Oceania. Ilhas de praias, resorts, coqueiros, e muita cultura local, que mistura a tradicional da Melanésia com imigrantes indianos trazidos aqui. 

 

Nova Caledônia

Parte da Melanésia, terra linda de povo negro e recantos naturais como a Ilha dos Pinheiros (Île des Pins). É uma colônia francesa na Oceania em pleno século XXI, o que cria uma atmosfera bem distinta.

 

Nova Zelândia

Terra de lindas paisagens, dos lugares de gravação da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, e da marcante cultura polinésia Maori. Muitos recantos belíssimos que valem a visita a este remoto país.

 

Samoa

O primeiro pequeno país da Oceania a se tornar independente, Samoa é um resplendor de cultura polinésia, danças, comidas deliciosas, e muita natureza selvagem a se conhecer. 

 

Taiti & Polinésia Francesa

Um dos maiores territórios do mundo, os cinco arquipélagos que compõem a Polinésia Francesa são um universo cultural sobre o Oceano Pacífico. Lugar de lindas palmeiras, lindos mares, e linda gente. Do Taiti, ilha principal, com suas flores, danças e pérolas negras, a outras mais remotas como Moorea e Bora Bora. 

 

Vanuatu

Um dos mais culturalmente ricos e interessantes países da Melanésia, com uma grande diversidade de ilhas e atividades, tanto de natureza quanto culturais. Vanuatu é frequentemente eleito “o país mais feliz do mundo”. 

 

Top