Oriente Distante

Esta página engloba tudo que está na Ásia para além do chamado Oriente Médio — ou seja, a partir da Índia e tudo o que lhe está a leste, no que ficou conhecido como Oriente Distante.

Oriente Distante 1
O chamado Oriente Distante, na Ásia.

O Oriente é incomparável“, disse-me certa vez um negro senhor, um mineiro boa-praça à época aos seus 60 anos, num trem na Índia. Era aposentado, e passava a maior parte do tempo viajando pelo mundo.

Acontecemos de dividir o mesmo compartimento num trem de Varanasi a Nova Délhi, também com o seu filho Sidarta. (O irmão, que não estava na viagem, se chamava Krishna). Nunca vou me esquecer das histórias de Seu Antônio comendo melão nas praias da Tailândia. 

O Oriente tem mesmo uns sabores muito especiais, distintos, e que não são encontrados em outras partes do mundo. Claro que não estou falando do melão, e que não me refiro apenas aos sabores das comidas (muito boas por sinal). Refiro-me às suas culturas, ao ser das pessoas, aos tipos de coisas que você encontra. 

Estes são países grandes e diversos (a Índia mesmo é um mundo, com diversidade comparável à da Europa inteira, mas que acontece de estar toda num mesmo grande país), então há bastante coisa.

Clicando nas fotos você chega aos países correspondentes.


Butão

Um dos países mais remotos do mundo, o reino budista tântrico que mede o progresso não no tamanho da economia, mas com um “índice de felicidade”. Lugar pitoresco, bucólico e curioso nos Himalaias.  

Bhutan 1 16

 

Camboja

As ruínas magníficas de Angkor Wat e demais templos dos antigos Khmer. Phnom Penh e a história recente de Pol Pot, após os efeitos da guerra que deixam marcas até hoje. Um país fascinante e de gente simpática.

Siem Reap 1 03

 

Cazaquistão

Grande país das estepes onde culturas túrquicas, mongol e russa se encontram. Da tradicional Almaty (Alma-Ata, “pai das maçãs”) à capital Nursultan, a Brasília da Ásia Central.

Almaty 1 24

 

China

Hong Kong, a muralha, a Cidade Proibida. O mais populoso país do mundo é um universo em si, com distintas culturas regionais e muitos destinos. Dos arranha-céus de Xangai, aos picos pitorescos de Yunnan, às esculturas de gelo de Harbin, aos Himalaias.  

Hong Kong 1 01

 

Coreia do Sul

Este conhecido, mas ainda relativamente pouco visitado país asiático, tem belíssimos templos budistas, palácios medievais, e muita alta tecnologia. Do destino pop de Gangnam, em Seul, às cidades do interior.

Seul 4 11


Índia

A Índia, culturalmente falando, é quase um continente. Elefantes, desertos, fortes palacianos, o Taj Mahal e o Rio Ganges. 22 línguas oficiais, muita cultura, religião peculiar e natureza num país enérgico e populoso que não é pra todo mundo.

Delhi 1-03

 

Indonésia

O quarto mais populoso país do mundo é um universo de 17 mil ilhas, repletas de particularidades. Java, Bali, Borneo, Sumatra, a Ilha de Komodo e muitas outras. 

Jogja 02

 

Japão

Destino onde o desenvolvimento tecnológico faz você pensar que está em 2050, mas as casas de madeira, os banhos termais e os templos (budistas e xintoístas) às vezes o trazem para eras clássicas do Japão medieval. Tóquio, Kyoto, Nara, Hiroshima e mais. 

Miyajima 1-17

 

Laos

Recanto interiorano de tradições budistas, riqueza cultural e belas paisagens de colinas verdes, com uma gente ainda se recuperando da sofrida “Guerra Secreta” dos EUA.

Luang Prabang 1 23

 

Malásia

Um amálgama de culturas malaia islâmica, tâmil hindu, e chinesa budista. Um dos países mais coloridos, multiculturais e baratos do Sudeste Asiático.

Kuala Lumpur 1 30

 

Mongólia

O país de ontem (do grande conquistador mongol Gêngis Khan) e de hoje são muito parecidos. Um tradicionalíssimo bastião na Ásia Central, terra de nômades, belíssimas paisagens, campos, estepes, milhões de animais, e uma culinária muito particular. Da capital Ulaanbaatar, com seus tesouros budistas, às vistas escarpadas e à vida rústica do interior.

13th Century 1 01 1

 

Myanmar

Antiga Birmânia, país dominantemente budista, de colonização britânica, com lindíssimos templos, pagodes, ruínas medievais de reinos antigos. Das badaladas ruas de Yangon, aos balões em Bagan, e mais.

Yangon 2 02

 

Nepal

País onde Buda nasceu e onde fica a mais alta montanha da Terra, o Monte Everest. Ao norte da Índia e aos pés da Cordilheira dos Himalaias está este país rico em cultura, tradições, e belezas.

Katmandu 2 16

 

Quirguistão

O país dos quirguizes, povo túrquico de origem nômade, misturado aos mongóis e mais tarde dominado pelos russos. Rica tradição cultural numa paisagem montanhosa nesta nação apelidada de “a Suíça da Ásia”.

Bishkek 1 15

 

Singapura

Cidade-estado paraíso de comidas asiáticas, mistura de povos e culturas distintas, e dito o primeiro país tropical desenvolvido do mundo. Confira pra ver.

Singapura 3 22

 

Tailândia

Um dos mais sensacionais países. Lindos templos budistas. Noites animadas na permissiva Bangkok. Praias espetaculares no sul. Elefantes, tranquilidade e santuários no norte. De quebra, uma culinária fenomenal e gente muito alegre.

Bangkok 2-17

 

Tajiquistão

Único país persa dentro os “stão”, este país lembra o Irã, mas aqui com um legado misturado aos quês da ex União Soviética. Montanhas, lindos lagos, e monumentos na capital Dushanbe.

Fann 1 12

 

Uzbequistão

O fascinante legado da Rota da Seda. As mágicas cidades de Samarcanda, Bukhara e Khiva, além da capital Tashkent. Construções belíssimas que lembram coisas de Aladim.

Samarkand 1 32

 

Vietnã

Muito mais do que a guerra. Um país extenso e diverso, com múltiplas belezas naturais, tradições religiosas, e intensa história. Das ruas loucas de Hanoi, à pitoresca Hoi An, à Baía de Halong e ao zum-zum-zum metropolitano de Ho Chi Minh.

1280px Ha Long Bay on a sunny day