Sudeste Asiático

O Sudeste Asiático é talvez a região que mais me fascina no Oriente. Redescoberta hoje pelos viajantes brasileiros, ela tem requalificado o que pensamos ser a Ásia — décadas que passamos ouvindo falar só em China, Coreia e Japão.

Mas o Sudeste Asiático, essa terra de orientais morenos, reserva diversidade cultural brilhante, sorrisos, culinárias maravilhosas, e lindos recantos de terra e de mar.

Também passaram pobreza e depredação, colonizados que foram por ingleses, franceses e holandeses, mas agora tornam a aos poucos se reerguer. São, inclusive, uma das regiões melhor economicamente integradas no mundo hoje, através da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN em inglês).

Vamos da Indonésia, esse imenso arquipélago com 17.000 ilhas, às maravilhosas Filipinas, passando pela Malásia, pela “inexpugnável” cidade-estado de Singapura, a rica Tailândia com suas comidas com leite de coco, o mui budista Myanmar (antiga Birmânia), a antiga Indochina (Vietnã, Camboja e Laos), entre outros países menores.

Clicando em cada uma das fotos abaixo você chega às crônicas nos países correspondentes. Divirta-se e embeba-se das culturas desta região.


Indonésia

O quarto mais populoso país do mundo é um universo de 17 mil ilhas, repletas de particularidades. Java, Bali, Borneo, Sumatra, a Ilha de Komodo e muitas outras. 

Jogja 02

 

Malásia

Um amálgama de culturas malaia islâmica, tâmil hindu, e chinesa budista. Um dos países mais coloridos, multiculturais e baratos do Sudeste Asiático.

 

Singapura

Cidade-estado paraíso de comidas asiáticas, mistura de povos e culturas distintas, e dito o primeiro país tropical desenvolvido do mundo. Confira pra ver.

 

Tailândia

Um dos mais sensacionais países. Lindos templos budistas. Noites animadas na permissiva Bangkok. Praias espetaculares no sul. Elefantes, tranquilidade e santuários no norte. De quebra, uma culinária fenomenal e gente muito alegre.

Bangkok 2-17