You are here
Home > Oriente Distante > Sul da Ásia (Índias & Himalaias)

O Sul da Ásia (ou Ásia Meridional) corresponde à Índia e seus vizinhos, o que é às vezes chamado de “subcontinente indiano”. 

Ali vivem culturas milenares, que há eras ligam os Himalaias (mais elevada cordilheira do mundo) aos portos comerciais de especiarias desde a Antiguidade. Esta é a região conhecida como “as Índias” nos séculos passados, e que no século XX passou a ter diferentes países independentes.

A Índia sozinha é um mundo, com mais de 20 idiomas oficiais — praticamente um diferente em cada estado — e um caldeirão de culturas regionais e religiões que agregamos sob o nome guarda-chuva de “hinduísmo”. Sri Lanka (antigo Ceilão) ali ao lado, país eminentemente budista, compõe o cenário de Índias. Mais ao norte, temos ainda os muçulmanos Paquistão e Bangladesh, assim como o hindu Nepal e o mui budista Butão nas elevações dos himalaias.

Esse berço cultural por si só abriga 1.6 bilhão de pessoas, mais que todas as Américas e a Europa juntas. Pobreza econômica tampouco falta depois de séculos de imperialismo britânico, porém acompanhada de imensa riqueza estética, filosófica e de tradições.

Clicando nas fotos abaixo você chega aos meus posts em cada um dos países sul-asiáticos correspondentes.


Butão

Um dos países mais remotos do mundo, o reino budista tântrico que mede o progresso não no tamanho da economia, mas com um “índice de felicidade”. Lugar pitoresco, bucólico e curioso nos Himalaias.  

 

Índia

A Índia, culturalmente falando, é quase um continente. Elefantes, desertos, fortes palacianos, o Taj Mahal e o Rio Ganges. 22 línguas oficiais, muita cultura, religião peculiar e natureza num país enérgico e populoso que não é pra todo mundo.

Delhi 1-03

 

Nepal

País onde Buda nasceu e onde fica a mais alta montanha da Terra, o Monte Everest. Ao norte da Índia e aos pés da Cordilheira dos Himalaias está este país rico em cultura, tradições, e belezas.

  

Top